Acompanhamento,

Arroz de couve-flor

19:12:00 Ana Filipa Costa 0 Comments


Couve-flor é dos poucos alimentos que tenho, até à data de hoje, maior dificuldade em comer. Acho que o que me demove de gostar de couve-flor é mesmo a sua textura, já que usualmente é cozida e fica demasiado mole.

No entanto, quando a experimentei feita desta forma, a imitar arroz, gostei bastante. Juntar as sementes de sésamo confere não só um sabor agradável como também muda a textura tornando o resultado final mais apelativo.

Para quem está de dieta, e procura evitar comer hidratos, esta sugestão é perfeita. Fica saboroso e é  leve e de fácil digestão.

Se encararmos a couve-flor picada como arroz, as possibilidades de sabor são infinitas (com caril, com sultanas e pinhões, com tomate... ) basta darem largas à imaginação!

Espero que gostem! 😋

Ingredientes:
→ 1 couve-flor
→ 1 chávena de ervilhas
→ 1 cebola pequena
→ 1/2 pimento vermelho
→ 1 dente de alho
→ um fio de azeite
→ 1 dl de vinho branco
 → 2 c.sopa de molho de soja
→  2 c.sopa de sementes de sésamo pretas
→ sal e pimenta a gosto
→ coentros  a gosto

Modo de preparo:
1) Começar por lavar muito bem a couve-flor, separando os floretes da mesma e descartando talos e folhas.
2) Picar finamente a couve-flor (se tiverem uma Bimby/Yammi ou um processador de alimentos, usem-no dando alguns golpes de turbo na couve-flor até obter a consistência desejada), de forma a obter uma consistência semelhante à de arroz. Reservar.
3) Descascar a cebola e o alho e picá-los finamente. Lavar bem o pimento, descartar as sementes e cortados-lo em pedaços pequenos.
4) Numa frigideira grande, colocar a cebola, alho e pimento e o azeite e levar ao lume médio a refogar até que a cebola fique translúcida. Em seguida adicionar a couve-flor e as ervilhas e deixar cozinhar uns minutos.
5) Refrescar a couve-flor com o vinho branco, adicionar o molho de soja e as sementes de sésamo, temperar com sal e pimenta a gosto e deixar cozinhar até que o líquido evapore.
6) Picar um raminho de coentros e dispor sobre o arroz já pronto. Servir de imediato.





0 comentários:

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)