Carne

Coelho à caçador

09:00:00 Ana Filipa Costa 3 Comments


Uma refeição reconfortante que sabe bem e que nos aquece o corpo e a alma é a sugestão de hoje. 😊

A receita não é complexa, o mais "chato" é ter de aguardar pelo tempo de repouso da marinada, mas vale cada segundo pelo sabor que confere à carne.
O molho deste prato, sobre uma fatias de pão torrado (ou frito) é simplesmente delicioso!

Se não apreciarem coelho, podem perfeitamente usar outra carne (imagino que uns cubos de carne de vaca nesta marinada devem ficar igualmente deliciosos).

Ingredientes
➜ 1 coelho
➜ 3 dentes de alho
➜ 2 c.chá de carqueja
➜ 1 c.chá de zimbro
➜ 1 c.chá de pimentão
➜ 2 Folhas de louro
➜ 500ml de vinho tinto
➜ 1 c.chá de alecrim
➜ 1 ramo de tomilho
➜ Azeite qb
➜ Sal e Pimenta a gosto
➜ 2 cebolas
➜ 2 tomates (ou em alternativa 200g de tomate cereja).

Modo de Preparo:
1) Começamos pela marinada que deverá ser preparada, idealmente de um dia para o outro (ou no mínimo com 4 horas de antecedência).  Cortamos o coelho em partes menores e dispomos numa tigela de vidro. Picamos os alhos e adicionamos ao coelho. Juntamos a carqueja, o zimbro, o pimentão o louro, o vinho tinto, o alecrim e tomilho, um fio de azeite e sal e pimenta a gosto, misturamos bem, para que os sabores fiquem bem incorporados e cobrimos a tigela com plástico filme. Guardamos a matinada no frigorífico até ao momento de usar.
2) Passado o tempo de marinar, num tacho colocamos um fio generoso de azeite, e adicionamos as cebolas picadas. Levamos a refogar até que a cebola fique translúcida, juntamos os tomates sem pele e o coelho (sem a marinada para já), deixando que o coelho frite um pouco no refogado.
3) Adicionamos então o líquido da marinada e cobrimos o que faltar do coelho com água, de forma a que fique submerso em líquido, deixando cozinhar por cerca de 45 minutos. Deixamos o coelho cozinhar até que apure e parte do líquido evapore (rectificar temperos se necessário).
4) Servir o coelho com batata cozida e pão torrado ou frito (consoante a preferência).




3 comentários:

  1. Olá, raramente faço coelho, mas o teu está mesmo com ar apetitoso!
    beijinhos http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá minha linda! Confesso que me faz impressão o coelhito nas montras dos talhos. Masss se alguém fizer assim já cortadinho eu como e gosto muito. Mostrei isto ao Bruno e ele ficou a babar. Disse para convidares para a próxima. Ehehe. Beijinho grande. 😂

    ResponderEliminar

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)