Bolos,

DICA - Folhados rápidos de chocolate

março 21, 2018 Ana Filipa Costa 4 Comments


Nestes dias, a palavra chave na minha cozinha é "praticidade". O tempo livre não é muito, e o que existe raramente é para dedicar a grandes cozinhados, por isso mesmo o truque é planeamento.

Procuro planear o melhor que posso as refeições e sempre que possível, deixar algumas congeladas para momentos de maior "aperto".

Esta sugestão é perfeita para desenrascar um lanche guloso a qualquer momento, quer seja por pura gula ou porque acabaram de receber aquelas visitar inesperadas mesmo na hora do lanche.😊

Não a posso considerar uma receita, mas sim uma dica.

O meu aniversário foi em Novembro (que acabei por conciliar com o baby shower da minha bebé) e por essa altura fiz um bolo com massa de frutos vermelhos e recheio de curd de chocolate (para a massa do bolo fiz uma pequena batota e usei uma mistura seca já pronta, mas a receita do recheio foi esta que já havia partilhado convosco aqui):


Acontece que sobrou-me recheio e resolvi congelar, mas não o congelei sem antes o colocar numas deliciosas almofadinhas de massa folhada.

Para tal usei uma base de massa folhada rectangular, a qual dividi em três rectângulos menores e de igual tamanho, estendi com o rolo da massa cada um desse rectângulos, dividindo-os depois em dois.

No centro de cada pedaço coloquei uma colher de recheio e fechei a massa como se de um livro de tratasse, fechando as bordas com o auxílio de um garfo, garantindo assim que o recheio não verta.

Coloquei as almofadas num tabuleiro forrado com papel vegetal e levei ao congelador por cerca de 2 horas. Passado esse tempo, com as almofadas já congeladas, transferi-as para um saco de plástico e reservei no congelador até ao dia em que decidi usar.


Manteem-se no congelador por pelo menos 6 meses.

Na altura em que decidirem usar, basta retirarem do congelador, pincelar com gema de ovo e levar ao forno (num tabuleiro forrado com papel vegetal) a 180ºC até dourar. Depois de prontos, decorar com açúcar em pó e estão prontos!








Podem optar por outros recheios como puré de maçã, nutella, fiambre e queijo, etc.

Uma dica prática e útil para ter sempre à mão 😉

4 comentários:

  1. Belissima e otima dica.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/03/quiche-de-alheira-vegetariana.html

    ResponderEliminar
  2. O bolo está lindo e esses folhados bem gulosos!
    Tão perfeitinhos,...
    Passa no meu cantinho :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)