Bimby,

Bundt de claras com nozes e chocolate

setembro 29, 2022 Ana Filipa Costa 0 Comments


Esta é aquela receita que todos devemos ter no nosso repertório.

Na culinária portuguesa (mais especificamente na doçaria) os ovos estão sempre muito presentes, com maior incidência nas gemas e é comum sobrarem muitas claras.
 
O que fazer com sobra de claras?
 
As opções são muitas, desde molotov, souffles, suspiros, pavlovas, farófias, bolos, macaroons, omeletes... e esta sugestão que hoje vos trago é uma variante de outra receita que já aqui partilhei -> Bolo de claras com morangos e cobertura de chocolate. Desta vez optei por mudar alguns dos componentes do seu interior e omiti a cobertura de chocolate (se quiserem incluí-la nesta receita, ficará certamente deliciosa).
 
Com a aproximação do Natal, onde invariavelmente vão sobrar claras de outras sobremesas típicas da quadra, esta receita é perfeita!
 
O bolo fica fofo, húmido e com uma estrutura resistente e o toque do limão (se preferirem podem usar laranja como substituto) fica delicioso.
 
Usei uma forma de bundt Nordic Ware que adquiri através da Lecuine, mas resulta igualmente bem noutro tipo de forma.
 
Ingredientes:
  • 6 claras
  • 1 pitada de sal
  • 100 g de manteiga
  • 200 g de açúcar
  • 1 limão (raspas)
  • 2 dl de leite
  • 350 g de farinha
  • 1 c. de chá de fermento
  • 1 c. de sopa de óleo
  • 1 chávena de nozes
  • 50g de granulado de chocolate

Preparo – Modo Tradicional:

  1. Começar por bater as claras, com uma pitada de sal, em castelo (até obter picos firmes). Reservar.
  2. Bater a manteiga com o açúcar, até obter um creme homogéneo e a adicionar depois as raspas de limão e o óleo, mexendo bem para que todos os ingredientes se incorporem.
  3. Aos poucos adicionar o leite e a farinha com o fermento, intercalado. Bater de formar a incorporar todos os ingredientes.
  4. Ao preparado de bolo adicionar as nozes e o chocolate, incorporando bem.
  5. Por fim incorporar delicadamente as claras previamente batidas em castelo (ponto 1).
  6. Levar ao forno pré aquecido a 180º, em forma com chaminé untada com manteiga e polvilhada de farinha, cerca de 40 minutos, ou até que um palito inserido no centro da forma saia limpo.
  7. Servir decorado com açúcar em pó a gosto.

Preparo – Com robot de cozinha:

  1. No copo colocar as claras, com uma pitada de sal, e a borboleta e programar 7 minutos, velocidade 3 e 1/2. Remover a borboleta e reservar as claras num recipiente à parte..
  2. No copo colocar a casca do limão e programar 10 segundos, velocidade 9. Adicionar a manteiga com o açúcar e o óleo e programar 1 minuto, velocidade 3.
  3. Com a máquina em funcionamento na velocidade 3, aos poucos adicionar o leite e a farinha com o fermento, intercalado. Misturar de formar a incorporar todos os ingredientes.
  4. Adicionar as nozes e o chocolate e, com o auxílio da espátula, incorporar todos os ingredientes.
  5. Por fim, envolver também com a espátula as claras previamente batidas em castelo (ponto 1) .
  6. Levar ao forno pré aquecido a 180º, em forma com chaminé untada com manteiga e polvilhada de farinha, cerca de 40 minutos, ou até que um palito inserido no centro da forma saia limpo.
  7. Servir decorado com açúcar em pó a gosto.


0 comentários:

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)