Peixe

Feijoada de choco (receita para fazer na slowcooker e no tacho)

novembro 17, 2022 Ana Filipa Costa 0 Comments

 


Quem acompanhou a preparação da ementa semanal, no passado domingo, viu que preparei uma feijoada de choco na slowcooker.
Foi uma estreia, nunca tinha testado, mas correu super bem! O choco ficou super tenrinho e o prato ficou muito saboroso!
Vou partilhar convosco como fiz na slowcooker, mas deixo também os passos para quem não tem esta panela maravilha e quiser fazer no tacho.


Para 4 pessoas vais precisar de:

  • 1 choco grande (eu comprei 1 inteiro já limpo, que depois cortei em pedaços)
  • 2 cenouras
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola grande
  • 250ml de molho de tomate
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 fio de azeite
  • 1 raminho de salsa
  • 500g de feijão branco cozido
Se optares por fazer na slowcooker:
  1. Na base da panela coloca a cebola fatiada fininha em meias luas, e por cima a cenoura em rodelas (não muito finas).
  2. Sobre esta base coloca os choco cortado em pedaços, os alhos laminados, o sal e pimenta a gosto, o molho de tomate e a salsa picada (reserva alguma para o momento de servir). Rega com um fio de azeite, tapa e deixa cozinhar em low por 3 horas.
  3. Passado esse tempo, mexe tudo, junta o feijão cozido (escorre a água da cozedura), mistura e deixa cozinhar em low mais duas horas. Depois disso, salpica um pouco de salsa picada e serve de seguida com arroz branco.
Se optares por fazer no tacho:

  1. Começa por fazer um refogado com a cebola picada, os alhos laminados, as cenouras em rodelas finas e um fio de azeite.
  2. Quando a cebola estiver translúcida, junta o choco, tempera com sal e pimenta a gosto, mistura bem e deixa o choco ficar todo ele branquinho.
  3. Junta o molho de tomate e a salsa picada (reserva alguma para o momento de servir), mexe tudo muito bem, tapa e deixa cozinhar uns 30 minutos em lume brando.
  4. Passado esse tempo, junta o feijão e verifica se é necessário adicionar um pouco de água. Envolve tudo cuidadosamente, e deixa cozinhar em lume brando mais uns 30 minutos. Depois disso, salpica um pouco de salsa picada e serve de seguida com arroz branco.


0 comentários:

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)