Pães Doces e Salgados

Pão de trigo e centeio (sem amassar)

outubro 21, 2022 Ana Filipa Costa 0 Comments



Nestes tempos de isolamento social muitas são as pessoas que dedicam algum do seu tempo em casa para os cozinhados, e do que me apercebo, o pão tornou-se bastante popular.

A recomendação é para que as pessoas saiam de casa o menos possível e o bom Português não dispensam o seu pãozinho, talvez por isso veja cada vez mais pessoas a adoptarem métodos de pão caseiro.

Esta receita é uma adaptação da receita que a Carla Rocha partilhou no seu Blog. É um pão muito simples, já que não precisa de ser amassado e é também muito saboroso.

Se não tiverem panela de ferro ou barro, podem fazer com pyrex (já testei em tempos e funciona também).

Fazer pão em casa não é complicado, requer apenas tempo e alguma paciência.

Deixo-vos com a receita e espero que se mantenham seguros e de boa saúde! Em breve estes tempos menos bons terão passado...

Ingredientes:

100g de farinha de centeio
100g de farinha de trigo integral
300g Farinha de Trigo T65
400g de água
10g fermento de padeiro seco
1 c.chá de sal

Modo de Preparo:

  1. Dissolver o fermento de padeiro na água e deixar repousar 5 a 10 minutos;
  2. Adicionar os restantes ingredientes e mexer com uma colher de pau até obter uma massa homogénea.
  3. Untar uma taça grande com azeite e verter a massa para dentro dela. Tapar com película aderente e deixar repousar a massa em local quente entre 8 a 12h (idealmente faço o pão de noite para cozer de manhã).
  4. Passado o tempo de levedação, ligar o forno a 250ºC e colocar uma panela de ferro ou barro, com tampa, no forno. Deixar que aqueca por cerca de 15 a 20 minutos.
  5. Quando o tempo de aquecer a panela tiver passado, verter a massa para uma folha de papel vegetal com farinha e, rapidamente transferir a massa com o papel para dentro da panela quente. Tapar e levar novamente ao forno por cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, remover a tampa, baixar a temperatura para os 220ºC e deixar cozer mais 15 a 20 minutos.
  6. Quando o tempo terminar, com cuidado, retire a panela do forno.

    Ainda com cuidado, retire o pão da panela e coloque-o sobre uma grelha a arrefecer, pelo menos 15 minutos antes de o cortar.

     

0 comentários:

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)