Bolos

Pão de ló com doce de ovos

outubro 21, 2022 Ana Filipa Costa 0 Comments



Na passada 2ªf celebrámos o aniversário do meu marido. Foi uma celebração diferente do habitual... não pudemos juntar a família... não teve o mesmo sabor, mas não foi por isso que deixamos de cantar os parabéns acompanhados de um bolinho.

Optei por algo simples, com poucos ingredientes, sem comprometer o sabor e procurando agradar o aniversariante. O tradicional pão de ló e doce de ovos não costuma desiludir e neste caso dei-lhe um pouco de alma, aromatizando o bolo com canela e limão. Ficou muito saboroso e desapareceu num ápice. :)

Espero que estejam bem desse lado. Vivemos dias de incertezas, mas temos de acreditar que melhores dias virão...
Mantenham-se em casa e em segurança!

Ingredientes:
Bolo
6 ovos
200g de açúcar
150g de farinha
raspas de 1 limão
1 c.sopa de canela
Doce de Ovos
5 gemas
75ml de água
150g de açúcar
5g de amido de milho
10g de manteiga

Modo de Preparo:

  1. Preparar o doce de ovos: Num tacho colocar o acúcar e a água, misturar um pouco e levar ao lume sem voltar a mexer. Quando a calda atingir o ponto de pérola (3 a 5 minutos ou 105-107ºC), retirar do lume e deixar arrefecer uns 10 minutos.
  2. Numa taça bater as gemas com o amido de milho até obter um preparado homogéneo e sem grumos. Juntar a mistura de gemas à calda já arrefecida e retornar o tacho ao lume brando, levando a engrossar, mexendo sempre até que espesse. Quando começar a ferver, contar um minuto e retirar do lume.
  3. Já fora do lume, incorporar a manteiga e envolver bem. Colocar os doces de ovos numa tigela, cobrir com película aderente e reservar no frigorífico até ao momento de usar.
  4. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha a forma desejada (no caso usei uma forma com buraco, mas podem optar por fazer num tabuleiro) e reservar.
  5. Preparar o bolo: Numa tigela, bater os ovos com o açúcar até que a mistura fique esbranquiçada e com o triplo do volume (pode demorar até 5 minutos).
  6. Aos poucos e cuidadosamente adicionar a farinha, garantindo que fique bem incorporada mas sem perder o seu volume.
  7. Colocar a massa na forma previamente untada e levar ao forno por cerca de 30 minutos ou até que um palito inserido no centro da massa saia limpo. Desenformar o bolo depois de frio.
  8. Depois de desenformado, regar o bolo com o doce de ovos previamente preparado (nota: se o doce de ovos tiver já com uma consistência mais firme e seja difícil barrar sobre o bolo, aquecer alguns segundos no microondas para ficar mais líquido).

 


0 comentários:

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)