Este cheesecake já estava na minha lista de receitas a experimentar há já algum tempo e, ainda que demorado, chegou em muito boa hora.
Para a cobertura optei por um Lemon Curd (tenho duas versões no Blog uma sem ovos - aqui e outra com ovos - aqui), não só porque adoro mas também porque achei que combinaria muito bem com a sobremesa (não me enganei!), no entanto também deverá resultar lindamente com compota de doces vermelhos ou até doce de abóbora.
O cheesecake em si é composto por 3 camadas, uma de massa quebrada, outra de bolacha lótus e finalmente a camada de 4 queijos. Fica muito cremoso e a bolacha lótus dá-lhe um toque D.E.L.I.C.I.O.S.O
Com o fim-de-semana à porta temos a desculpa perfeita para por as mãos na massa :)
Mas atenção!! Se a quiserem comer amanhã comecem já hoje, pois este cheesecake precisa de repousar umas boas horinhas no frigorifico para atingir a consistência perfeita e para que a consigam partir sem que se desfaça em pedacinhos.
Bons cozinhados!
Ingredientes:
Para a massa quebrada
- 40g de manteiga
- 40g de açúcar
- 100g de farinha
- 1 gema
Para a camada de bolacha lótus
- 100g de bolacha lótus
- 40g de manteiga
- 1 ovo
Para o recheio de queijos
- 250g de queijo ricotta
- 250g de mascarpone
- 170g de requeijão Queijos Santiago
- 175g de açúcar
- 40g de amido de milho
- 4 ovos
- 1 c.sopa de extrato de baunilha
- 150g de queijo fresco para barrar Queijos Santiago
Preparo - Com robot de cozinha:
- Começar pela massa quebrada. No copo colocar a manteiga, o açúcar e a borboleta e programar 4 minutos, 37ºC, velocidade 4.
- Adicionar a gema e programar 30 segundos, velocidade 4.
- Remover a borboleta, juntar a farinha e programar 20 segundos, velocidade 4.
- Transferir a massa para uma folha de película aderente, enrolar totalmente com a película, formando uma bola, e levar ao frigorífico por uma hora.
- Passamos para a camada de bolacha Lótus. Com o robot de cozinha limpo e seco, colocar as bolachas Lótus e dar alguns golpes de turbo até obter uma farinha. Juntar o ovo e a manteiga e programar 30 segundos, velocidade 4. Reservar.
- Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de 20cm de diâmetro anti-aderente, com fundo amovível, com um pouco de manteiga. Estender a massa quebrada de forma a cobrir o fundo da forma. Sobre a massa quebrada colocar a pasta de bolacha Lótus de forma a cobrir totalmente a massa quebrada. Levar ao forno a 180ºC, por cerca de 15 a 20 minutos ou até que fique dourado e firme. Reservar.
- Para a camada de queijo, colocar no copo limpo o queijo mascarpone, requeijão e ricota, o açúcar e o amido de milho e programar 3 minutos, velocidade 5. Com a máquina em funcionamento, na velocidade 5, adicionar pelo orifício da tampa um ovo de cada vez.
- Adicionar o queijo fresco e programar 30 segundos, velocidade 5.
- Verter o preparado de queijo sobre as massas (quebrada e de Lótus) já arrefecidas. Forrar as laterais e fundo da forma, do lado exterior, com papel de alumínio de forma a proteger da água (o cheesecake deverá cozer em banho-maria).
- Colocar a forma forrada numa assadeira, encher até meio com água quente e levar ao forno, a 180ºC, por 1 hora e 30 minutos (se começar a dourar demasiado cedo) cobrir o cheesecake com uma folha de papel alumínio. O cheesecake estará pronto quando, ao abanar, já quase não mexer e estiver mais firme ao toque.
- Retirar do forno depois de pronto, remover do banho-maria e passar uma faca ao redor de toda a borda para soltar da forma. Levar ao frigorífico por pelo menos 8 horas. Retirar do frigorífico 20 minutos antes de servir. Cobrir com o topping desejado, no caso usei Lemon Curd (tenho duas versões no Blog uma sem ovos - aqui e outra com ovos - aqui) e bolachas Lótus desfeitas.
Comentários
Enviar um comentário
Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)