Peixe

Pescada à Brás

setembro 29, 2022 Ana Filipa Costa 0 Comments

 

Aqui em casa os pratos à Brás salvam muitas refeições.

O tradicional, e que mais vezes repetimos, é o bacalhau à Brás mas gostamos de variar, experimentando com outros peixes, com carne e até só com legumes/vegetais.
É difícil encontrar quem não aprecie este prato, até já o servir a amigos estrangeiros e todos ficaram maravilhados. A verdade é que todos os preparos confecionados com frituras (quer seja na íntegra ou parcialmente) são apetitosos e apelativos ao paladar.

Os pratos à Brás são bons consumidos na hora, mas isso não quer dizer que se desperdicem as sobras. Usualmente, quando sobra para outra refeição costumo adicionar mais ovo (1 ou 2 consoante a quantidade) para garantir a humidade do preparado e dar-lhe um ar de "acabado de fazer".
Para acompanhar srivo com uma salada (usualmente de alface e/ou rúcula), regada com um pouco de vinagre e azeite e umas fatias de laranja, algo simples mas que complementa na perfeição toda a refeição.

Devo confessar que faço uma batota com este prato, usando batata palha de compra. Adoro quando leva batata acabadinha de fritar mas não tempo grande paciência para cortar e fritar em casa (de uma forma geral, fujo o mais que posso a frituras em casa).
Evidentemente que se tiverem tempo/paciência para fazerem as vossas própria batatas, tanto melhor! :)

Na vossa casa, também costumam fazer pratos à Brás? Qual é a vossa versão preferida?

Ingredientes:
4 postas de pescada
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
1/2 alho-francês
azeite
sal e pimenta a gosto
1 dl de vinho branco
500g de batata frita palha
1 copo de leite
6 ovos
1 molho de salsa
azeitonas (pretas ou verdes) a gosto

Modo de Preparo:
Começar por cozer as postas de pescada em água temperada com sal. Depois de cozidas, escorrer a água, remover pele e espinhas, e reservar.
Descascar a cebola, alhos e cenoura. Picar a cebola e alhos finamente, ralar a cenoura e cortar em rodelas finas o alho-francês. Colcoar tudo num tacho, regar com azeite e levar a refogar até que a cebola fique translúcida e o alho francês tenro.
Juntar a pescada, temperar com sal e pimenta a gosto, refrescar com o vinho branco e refogar por cerca de 5 minutos.
Juntar a batata frita palha e o leite e envolver até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
Numa tigela, misturar os ovos com a salsa picada (reservar um pouco da salsa para o momento de servir) e juntar à mistura de pescada e batata. Mexer bem só até estar tudo bem envolvido no ovo e retirar do lume.
Servir decorado com salsa picada e azeitonas (adicionalmente poderão servir com rodelas de laranja que combina muito bem com pratos à Brás). 



0 comentários:

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)