Empadas,

Empada de atum express

setembro 26, 2022 Ana Filipa Costa 0 Comments




Uma sugestão prática, que pode ser feita de véspera para uma refeição leve. 
Acompanha com uma salada e delicia-te.
A empanada fica assim baixinha, e só as bordinhas ficam mais altas (por opção minha, se preferirem podem cortar o excesso da massa das bordas e ela ficará toda ao mesmo nível).

Leva poucos ingredientes e para ser realmente express, usei massa de empadas/empanadas de compra, no entanto se tiveres uma receita mesmo boa para a massa, poderás substituir aqui😊

Vais precisar de:
2 bases de massa para empadas (encontras a venda em grandes superfícies como Continente, Mercadona e afins)
1 cebola
1/2 pimento vermelho
1 dente de alho
1 tomate pelado
1 ovo
3 latas de atum
Sal e pimenta a gosto
Molho inglês a gosto

Modo de Preparo:
Começa por preparar o recheio, picando a cebola, o dente de alho, o tomate e o pimento.
Leva estes ingredientes picados ao lume num tacho, regados com um fio de azeite (se optares por fazer em robot de cozinha, coloca a cebola inteira, o alho, o tomate, o pimento e o azeite, programa 5 segundos na velocidade 5 e de seguida 7 minutos, 120°C, velocidade 1).
Depois do refogado pronto, junta o atum escorrido (usei atum em azeite, usa o que mais gostares) e leva ao lume, mexendo para incorporar bem, mais uns minutos (no robot de cozinha junta o atum escorrido e programa 5 minutos, 120°C, velocidade 1).
Numa tarteira forrada com papel vegetal espalha uma das bases. Sobre a base coloca o recheio. Cobre o recheio com a outra base e enrola as bordas de forma a segurar o recheio no interior.
Pincela a empanada com ovo batido e faz uma cruz no centro para permitir que o ar circule durante a cozedura.
Leva ao forno a 180°C por uns 20 a 30 minutos ou até estar bem douradinha. Retira do forno e desenforma depois de arrefecer um pouco.



0 comentários:

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)