Gourmet,

Bife de atum braseado com sementes de sésamo acompanhado com salada de abacate e laranja

junho 29, 2022 Ana Filipa Costa 0 Comments

 


Gosto muito de sushi, mas poderá haver quem diga que sou uma falsa apreciadora de sushi já que as minhas peças favoritas são geralmente as braseadas ou fritas. Comer sashimi "puro e duro" não me diz muito. 
Um dos meus favoritos é o atum braseado com sementes de sésamo, adoro o contraste de sabores e texturas! E acompanhado com uma salada refrescante estes bifes ficam simplesmente maravilhosos!

Esta refeição prepara-se em pouco tempo e não tem qualquer dificuldade. Ideal para os dias quentes pois pode perfeitamente ser consumido frio.
Prepara a salada com antecedência e guarda no frio até ao momento de servir.

Ingredientes:
2 bifes de atum
1 chávena de sementes de sésamo (mistura de brancas e pretas)
Sal e pimenta
Azeite e vinagre (ou sumo de lima)
Molho de soja
1 abacate
1 laranja
1/2 cebola roxa
1 raminho de coentros picados

Preparo - Modo Tradicional:
Começa por preparar a salada. 
Pica bem a cebola roxa, descasca e corta o abacate em cubos. 
Descasca e corta a laranja em cubos. 
Numa tigela mistura a laranja, cebola e abacate, rega com 1 fio de azeite e umas gotas de vinagre. Envolve com os coentros picados, tapa e reserva no frigorífico até ao momento de servir.
Tempera os bifes de atum com sal e pimenta, um pouco de molho de soja e um fio de azeite. Reserva.
Numa frigideira pequena, tosta ligeiramente as sementes de sésamo (só queremos intensificar o sabor, não queremos que fiquem torradas ok?). Reserva num prato.
Leva uma frigideira ou chapa ao lume. Quando estiver bem quente, coloca os bifes de atum e grelha 1,5 minutos de cada lado.
Coloca os bifes sobre as sementes de sésamo e cobre-os na totalidade com as mesmas (como se estivesses a panar o bife de atum). Corta em fatias e serve acompanhado com a salada e arroz (para dar um toque mais asiático ao arroz juntei uma mistura de vinagre de arroz com um pouquinho de açúcar, ficou semelhante ao arroz de sushi).

Simples, fácil e delicioso :) 
Vais experimentar?

0 comentários:

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)