Peixe

Polvo à lagareiro descomplicado

maio 02, 2018 Ana Filipa Costa 5 Comments


Pratos de polvo são aqueles que normalmente espalham a controvérsia. Há quem adore, há quem não possa nem com o cheiro. Aqui em casa, estamos divididos, eu gosto muito, mas o meu mais que tudo não suporta, por isso aproveito os dias em que tenho casa cheia, e posso fazer este prato para mais pessoas do que apenas eu :)

Há versões deste prato em que o polvo é cozido, grelhado e depois assado. A minha versão é mais descomplicada mas prometo que não menos saborosa.

Para mim, este é um prato de domingo, para ser apreciado em família.

Espero que gostem tanto como nós aqui em casa! Bons cozinhados.

Ingredientes:
⇨ 1 Kg de batatas para assar (usei das congeladas)
⇨ 1 polvo (aproximadamente com 1,5 Kg)
⇨ 1/2 pimento vermelho
⇨ 4 cebolas
⇨ 3 dentes de alho
⇨ azeite
⇨ sal e pimenta a gosto
⇨ uma pitada de colorau
⇨ 1 raminho de salsa
⇨ 2 cravinhos
⇨ 2 folhas de louro
⇨ 1 cálice de vinho branco

Modo de preparo:
1) Começar por cozinhar o polvo. Cortar as extremidades dos tentáculos do polvo (cerca de 3cm) e colocá-lo numa panela de pressão. Espetar os cravinhos numa cebola com casca e juntar a cebola à panela de pressão com o polvo assim como as folhas de louro. Cobrir tudo com água e temperar com sal a gosto, tapar a panela e levar ao lume até levantar pressão. Nesse momento, contar 20 minutos e desligar o lume. Descartar a cebola e o louro e reservar.
2) Descascar as restantes cebolas, e fatias-las finamente. Colocar as cebolas num tacho, regadas com um fio generoso de azeite e levar a refogar até que fiquem translúcidas. Reservar.
3) Desmembrar o polvo ja cozido, separando os tentáculos da cabeça.
4) Num tabuleiro que possa ir ao forno, dispor o polvo, as batatas (se não usarem congeladas, deverão dar-lhes uma pré-cozedura antes de irem para o tabuleiro de forno), a cebola refogada, o alhos descascados e picados, o pimento cortado em pedaços pequenos, temperar com sal, pimenta e colorau a gosto, salpicar com a salsa picada e regar com o vinho branco e uma generosa camada de azeite.
5) Levar ao forno, a 180ºC até dourar (cerca de 30 minutos).




5 comentários:

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)