Sobremesas,

Pastéis de Feijão

outubro 28, 2017 Ana Filipa Costa 8 Comments


Na zona onde vivo, existe uma pastelaria que faz uns pastéis de feijão de comer e chorar por mais. Quer os de feijão como os de nata, são absolutamente deliciosos e muitas vezes fico na dúvida sobre qual escolher 😊

Por apreciar tanto estes pastéis de feijão, resolvi fazê-los em casa usando uma receite de família.
Para mim qualquer desculpa é boa para fazer um docinho, especialmente quando são coisas que nunca antes havia experimentado.
A experiência correu bastante bem e resolvi partilhável-la convosco também em vídeo.

O interior destes pasteis fica bastante rico, denso e cremoso, com um base de massa folhada estaladiça por fora. Experimentem fazer em casa, vão ficar fãs! 😊



Ingredientes:
→ 500g de açúcar
→ 150g de amêndoa ralada
→ 250g de puré de feijão branco (feijão branco cozido, sem a casca - para remover a casca o processo mais simples é passar o feijão cozido por um passe vite, ou um coador)
→ 2,5 dl de água
→ 10 gemas
→ 1 embalagem de massa folhada
→ açúcar em pó para decorar

Modo de Preparo:
1) Misturar num tacho o açúcar com a água e levar ao lume para ferver. Depois de começar a ferver aguardar até obter o ponto fio/estrada (que em lume médio alto leva cerca de 10 minutos).
2) Atingido o ponto de fio, juntar a amêndoa ralada e o polme de feijão branco, e manter em lume brando, mexendo sempre, até que seja possível ver o fundo do tacho ao passar a colher (verão que a mistura vai engrossar). Remover o tacho do lume e deixar amornar.
3) Com a mistura já morna, adicionar as gemas levemente batidas, e envolver vigorosamente. Retornar o tacho ao lume, mexendo sempre, até ferver. Assim que ferver, retirar do lume e reservar.
4) Estender a massa folhada, formar um rolo e cortar cerca de 15 tiras (esta receita rende 15 pastéis).
5) Untar formas individuais com manteiga e em seguida forrar cada forma com um pedaço de massa folhada, espalhando uniformemente com a ajuda dos dedos.
6) Sobre cada forma verte 2 a 3 colheres de sopa de recheio.
7) Levar os pastéis ao forno, a 180ºC por cerca de 20 minutos, ou até dourarem.
8) Depois de prontos, retirar do forno, passar uma faca ao redor de cada pastel de forma a garantir que desenforma bem. Deixar amornar um pouco antes de os transferir para forminhas de papel.
9) Decorar com açúcar em pó a gosto.






8 comentários:

  1. Eu adoro pastéis de feijão! E nem me lembro da última vez que comi um, acreditas?! O meu marido não aprecia, talvez por isso nunca faço e nunca compro! Qualquer dia experimento esta tua receita para matar saudades! Até porque adoro receitas de família! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro pastéis de feijão e já há algum tempo que não como nenhum. Lembro-me que na altura da escola secundária este era o meu bolo de eleição e comia muitas vezes. Os teus estão tão apetitosos. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Têm um aspecto completamente deliciooooso!!

    ResponderEliminar
  4. Adoro pastéis de feijão e vou levar a receita comigo para experimentar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de pastéis de feijão. São dos meus boloa preferidos. Vou levar agora um ou dois. E quando combinarmos o nosso cafezinho vamos experimentar esses natas. 😃 Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma receita dificílima de resistir! Adoro adoro pasteis de feijão e estes ficaram com tão bom aspecto!! Posso levar um?? Devem ser uma delicia!

    Beijinhos


    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  7. Um bolinho que a minha avó adora! Ficaram bem bonitos :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)