Bimby,

Lasanha apetitosa e reconfortante #norobotdecozinha

outubro 05, 2017 Ana Filipa Costa 6 Comments


O Outono começou de forma tímida.
Os dias começam e terminam com temperaturas mais frescas, mas a meio, a temperatura está amena e agradável.
A receita de hoje é um prato reconfortante, que apreciamos bastante aqui em casa, e que nas noites mais frescas, já apetece.

Esta receita foi feita inteiramente no meu robot de cozinha, porque aprecio a praticidade do mesmo para este tipo de pratos, mas deixo todos passos para quem a preferir fazer de forma tradicional.

Aproveitem o feriado para fazer este prato tão reconfortante e de forma geral tão apreciado. Se tiverem sobrar, podem perfeitamente levar na marmita para o dia seguinte, e assim têm um dois em 1, almoço/jantar do feriado e marmita para o dia seguinte, no trabalho 😊

Ingredientes:
Para a Carne
→ 1 cebola (150g)
→ 2 dentes de alho (40g)
→ 1 folha de louro
→ 40g de azeite
→ 2 tomates (220g)
→ Folhas de manjericão fresco a gosto
→ 500g de carne picada
→ 1 c.sopa de molho de soja
→ 1 c.chá de mostarda em grão
→ 2 c.sopa de polpa de tomate
→ sal e pimenta a gosto
→ 1 cálice de vinho branco
→ 50 g de bacon em pedaços
Para o Molho Branco
→ 650g de leite
→ 50g de farinha
→ 40g de manteiga
→ sal, pimenta e noz moscada a gosto
Para a montagem
→ 300ml de natas
→ 200g de queijo ralado
→ folhas de lasanha
→ orégãos
→ pimentão doce em pó


Preparo - Modo Tradicional:
1) Começar preparando o molho, colocando num tachinho a manteiga e levar a derreter. Quando estiver derretida, juntar a farinha e cozinhar por 2 minutos para amenizar o sabor forte da farinha. Aos poucos, em lume brando, adicionar o leite, mexendo bem para evitar grumos. Mexer até que o molho engrosse. Temperar com sal, pimenta e noz moscada a gosto. Reservar. (antes de usar, na montagem da lasanha, mexer bem para a textura voltar a ficar cremosa).
2) Numa frigideira grande e funda, colocar o bacon e um fio de azeite (10g) e levar a dourar.
3) Adicionar a cebola picada, 1 dente de alho picado e a folha de louro e refogar até que a cebola fique translúcida.
4) Adicionar os tomates (sem pele e sem sementes) cortados em pedaços pequenos e as folhas de manjericão e deixar cozinhar entre 5 a 10 minutos para que o tomate amoleça e solte alguma da sua água.
5) Remover a folha de louro, juntar a carne picada,  a soja a mostarda, a polpa de tomate, o vinho branco e temperar com sal e pimenta a gosto, mexer bem para envolver todos os sabores e deixar cozinhar em lume brando por 10 a 15 minutos para apurar os sabores.
6) Montar a lasanha começando por dispor, numa travessa de forno, uma fina camada de molho branco, e 2 c.sopa de natas. Cobrir com folhas de lasanha, tapar as folhas com a carne, polvilhar a carne com um pouco de queijo ralado, orégãos e pimentão doce em pó.
7) Repetir o passo 6, até que termine a carne. Finalizar a lasanha com uma camada de folhas de lasanha, coberta com molho branco e natas e polvilhada com queijo ralado, orégãos e pimentão doce em pó.
8) Levar ao forno, a 180ºC, por cerca de 30 minutos, ou até se veja borbulhar o recheio e o topo esteja dourado (se o topo dourar mas a massa ainda não estiver cozinhada, cobrir a travessa com uma folha de papel alumínio e deixar no forno até que a massa cozinhe).

Preparo - Com robot de cozinha:
1) Começar preparando o molho, colocando todos os ingredientes no copo e programando 8 minutos, 90ºC, velocidade 4. Reservar. (Antes de usar, na montagem da lasanha, mexer bem para a textura voltar a ficar cremosa).
2) No copo limpo colocar o bacon e um fio de azeite (10g) e programar 6 minutos, varoma, velocidade 1. Adicionar a cebola picada, 1 dente de alho picado e a folha de louro e programar 6 minutos, varoma, velocidade colher inversa. Adicionar os tomates (sem pele e sem sementes) cortados em pedaços pequenos e as folhas de manjericão e 8 minutos, varoma, velocidade colher inversa.
3) Remover a folha de louro, juntar a carne picada,  a soja a mostarda, a polpa de tomate, o vinho branco e temperar com sal e pimenta a gosto e programar 10 minutos, 100ºC, velocidade 1 inversa.
4) Montar a lasanha começando por dispor, numa travessa de forno, uma fina camada de molho branco, e 2 c.sopa de natas. Cobrir com folhas de lasanha, tapar as folhas com a carne, polvilhar a carne com um pouco de queijo ralado, orégãos e pimentão doce em pó.
5) Repetir o passo 6, até que termine a carne. Finalizar a lasanha com uma camada de folhas de lasanha, coberta com molho branco e natas e polvilhada com queijo ralado, orégãos e pimentão doce em pó.
6) Levar ao forno, a 180ºC, por cerca de 30 minutos, ou até se veja borbulhar o recheio e o topo esteja dourado (se o topo dourar mas a massa ainda não estiver cozinhada, cobrir a travessa com uma folha de papel alumínio e deixar no forno até que a massa cozinhe).






6 comentários:

  1. Não sabes mas ficas a saber...eu adoro lasanha! Adorar ao estilo Garfield! Eheh. Mas como o Sarinho não gosta como raramente quando faço para mim e para os meus pais. :) Por isso aceitava um pratinho recheado desta maravilha e se sobrar levo para o almoço. Eheheh. Beijinho grande minha linda.

    ResponderEliminar
  2. Adoro! É dos pratos mais pedidos cá em casa pelas minhas filhas, e claro, trazem sempre uma amiga ou duas para almoçar.
    Esta ficou com um aspeto delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Há tanto tempo que não como lasanha! Aposto que vim tarde pois da maneira que está apetitosa de certeza que não sobrou nada! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que belíssima lasanha. Adorava que fosse o meu almoço de amanhã.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/10/salmao-com-salada-mista-e-ananas.html

    ResponderEliminar
  5. Eu deste que tive a Bimby passei a fazer sempre este tipo de prato lá, acho muito prático! Ficou linda a tua lasanha. :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  6. Já fiz lasanhas cá por casa com robot e sem robot, mas os meus meninos são tão esquisitos que preferem as de compras. Achas normal? Eu não! Vou guardar a tua receita, para ver se é desta que os convenço. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)