Bimby,

Pão de banana com cacau e nozes #omelhordesempre

setembro 27, 2017 Ana Filipa Costa 11 Comments


Este é, de longe, o melhor pão de banana que comi até hoje!
A receita nasceu de uma experiência minha, e correu tão, mas tão bem, que não poderia deixar de partilhar convosco.

Já experimentei vários pães de banana, e a maioria deles não me agradava na totalidade. Ou sabiam demasiado a banana (de tal forma que chegava a enjoar), ou ficavam com uma consistência estranha (de bolo cru ou algo parecido).

Este ficou no ponto! Com uma textura húmida, fofo, saboroso é uma excelente forma de começar o dia e resulta num excelente lanche a meio da manhã ou da tarde. E o melhor de tudo é que é fazer tudo numa só tigela, colocar numa forma untada e já está! Mais simples que isto, é praticamente impossível!

Os ingredientes foram cuidadosamente escolhidos, e são os que usualmente temos em casa (possivelmente a excepção será a farinha de espelta, mas poderão substituir por farinha de trigo simples ou integral).

Eu sei que sou suspeita para falar, mas garanto que este pão é mesmo muito bom!
Já não há desculpa para deitar fora aquelas bananas que se encontram solitárias e bem madurinhas na fruteira (quanto mais madurinhas, melhor).😊



Ingredientes:
→ 2 bananas bem maduras
→ 1 c.chá de essência de baunilha
→ 2 ovos
→ 3/4 chávena de iogurte grego
→ 2 c.sopa de óleo de côco (ou outro óleo da vossa preferência)
→ 3 c.sopa de mel
→ 2 c.sopa de cacau em pó
→ 2 chávenas de farinha de espelta (ou farinha de trigo simples/integral)
→ 1 c.chá de fermento para bolos
→ 1/2 chávena de nozes picadas
→ Opcional: 2 c.sopa de pepitas de cacau (podem substituir por chocolate negro cortado em pedaços pequenos)

Preparo - Modo Tradicional:
1) Numa tigela grande, colocar as bananas descascadas e amassar com um garfo, até obter um puré.
2) Juntar a essência de baunilha, os ovos, o iogurte grego, o óleo de côco e o mel e misturar bem até obter uma mistura homegénea.
3) Juntar os restantes ingredientes, envolvendo bem
4) Verter a mistura para uma forma rectangular (das de bolo inglês) untada com manteiga ou óleo de côco, e polvilhada com um pouco de farinha. Se desejar pode salpicar com algumas nozes no topo da massa.
5) Levar ao forno, a 180ºC por cerca de 30 a 40 minutos ou até que, um palito de madeira inserido no meio do pão, saia limpo. Deixar arrefecer por completo antes de servir.

Preparo - Com robot de cozinha:
1) No copo colocar as bananas descascadas, a essência de baunilha, os ovos, o iogurte grego, o óleo de côco e o mel e programar 1 minuto, velocidade 3.
2) Juntar os restantes ingredientes, com excepção das nozes e as pepitas de cacau e programar, 30 segundos, velocidade 3. Adicionar as nozes e as pepitas de cacau e envolver com o auxílio de uma espátula.
3) Verter a mistura para uma forma rectangular (das de bolo inglês) untada com manteiga ou óleo de côco, e polvilhada com um pouco de farinha. Se desejar pode salpicar com algumas nozes no topo da massa.
4) Levar ao forno, a 180ºC por cerca de 30 a 40 minutos ou até que, um palito de madeira inserido no meio do pão, saia limpo. Deixar arrefecer por completo antes de servir.




11 comentários:

  1. ótima sugestão esse pão de banana com ótimos ingredientes e para aproveitar as bananas é do melhor, fácil de fazer e ficou com um aspeto muito bom.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Eu fico tão contente quando vejo receitas que me agradam e constato que tenho os ingredientes em casa! Vou fazer no fim de semana. Se correr bem depois posto no blog! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fiz pão de banana apenas uma vez e gostei mas o meu não leva cacau.
    Este tem um aspecto super delicioso, gostei muito.

    ResponderEliminar
  4. Primeiro de tudo, muitos parabéns minha querida pela tua nova fase de vida, ainda não tinha tido oportunidade de cá vir depois do teu anuncio maravilhoso!
    Espero de coração que vivas em pleno todos os segundos :)
    A receita que nos trazes é uma verdadeira delicia. As imagens falam por si!
    Um beijinho!
    Cláudia L.
    Histórias & Aromas 🌻

    ResponderEliminar
  5. Que pão tentador os meus parabéns. Tho algumas questões a colocar agradeço desfe já ajuda k.O meu óleo de cocô está em barra como faço para o pão coloco assim mesmo? a outra é posdo utilizar as bananas congeladas? Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila, obrigada! :)
      O óleo de côco que usei também estava solidificado, não tem problema nenhum. Pode usar mesmo assim (pois apesar de sólido é macio) ou se preferiri derreta antes de misturar na massa, para facilitar.
      Podes usar as bananas congeladas também, é capaz é de ser melhor deixar descongelar antes de usar, para ser mais fácil manusear.
      Espero ter ajudado ;)
      Beijinhos*

      Eliminar
  6. Vou ter de experimentar esta receita também! :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  7. Tenho a mesma opinião que tu em relação aos pães de banana, mas este tem tão bom aspecto que talvez ainda experimente para ver se mudo de opinião! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana,

    O pão está com óptimo aspecto e parece delicioso.
    Uma vez que sou alérgica à lactose e ao glúten pergunto-lhe quais os melhores substitutos para o iogurte grego e a farinha de espelta?
    Obrigada por partilhar a receita.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Micaela,

      Obrigada eu pela visita!
      Antes de recomendar o que quer que seja de alterações, é importante referir que não as testei, pelo que não consigo garantir que o resultado seja igual. :)
      Para o iogurte grego, sugiro que experimente iogurte de côco (há uns da Alpro que são muito bons). Para as farinhas, a melhor mesmo será a farinha de trigo sem gluten ou farinha de trigo sarraceno, ou até mesmo uma mistura de farinha de arroz e de aveia - a primeira é mais seca a segunda mais húmida, a mistura das duas deve resultar bem (sei que existem outras opções mas como farinhas de quinoa e outras, mas nunca trabalhei com elas, não sei dizer se resultariam bem ou não).
      Espero ter ajudado, beijinhos*

      Eliminar
  9. Nunca fiz pão de banana. Mas adorei esta tua receita. Tem um óptimo aspecto. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)