Bimby,

Empadas de legumes com caril

maio 02, 2017 Ana Filipa Costa 7 Comments


Recentemente, a conselho de uma amiga, adquiri o novo livro da Mafalda Rodrigues de Almeida - autora do Blog Loveat, composto por receitas saudáveis, onde os superalimentos são incluídos de forma muito inteligente resultando em pratos deliciosos.

Esta que partilho hoje, teve algumas modificações pois não tinha em casa a totalidade de ingredientes pedidos na receita, mas resultou tão mas tão bem que tinha mesmo de partilhar convosco. 😍

Por ter a massa feita de raiz, não é dos pratos mais rápidos de se preparar, mas na minha opinião, vale casa segundo, são realmente deliciosas estas empadas.

No Instagram já havia dito que a iria partilhar esta receita.
Este foi o "teaser" que publiquei no Stories do Instagram. Gosto do conceito do Stories, onde posso partilhar pequenos detalhes do meu dia, sem grandes edições ou preocupações, de forma mais "instantânea" e mais próximo de quem me segue.
Quem ainda não me acompanha por lá pode fazê-lo aqui: @apetiscana

Espero que gostem desta receita tanto quanto nós aqui por casa gostámos.




Se procuram receitas mais saudáveis, para o dia-a-dia, aconselho vivamente que adquiram o livro da Mafalda, tem receitas ótimas! 😊

Receita adaptada do Livro:
Superalimentos Refeições com mais vida
de Mafalda Rodrigues da Almeida














Ingredientes:
Massa

  • 300g de farinha
  • 50g de óleo de côco
  • 20g de azeite
  • 110g de água
  • 1 ovo 
  • 1 c.chá de sal

Recheio

  • 150g de courgette
  • 1 cenoura pequena
  • 1 alho francês pequeno
  • 150g de cogumelos laminados
  • 1 cebola roxa 
  • 1 dente de alho
  • 1 c.sopa de azeite
  • 1 c.chá de curcuma
  • 1 c.chá de caril
  • 200ml de leite de côco
  • pimenta preta a gosto
  • sal a gosto
Cobertura 
  • 1 gema de ovo
  • sementes de sésamo pretas (opcional)


Preparo - Modo Tradicional:

  1. Numa taça misturar todos os ingredientes para a massa e amassar com as mãos até formar uma bola uniforme. Enrolar em plástico filme e levar ao frigorífico enquanto se prepara o recheio.
  2. Descascar e cortar em pedaços pequenos a courgette, descascar e ralar grosseiramente a cenoura, lavar bem e cortar em pedaços pequenos o alho francês e reservar.
  3. Pré-aquecer o forno a 200ºC.
  4. Descascar e picar finamente a cebola e o alho, colocar numa frigideira grande, juntamente com o azeite e levar a refogar até que a cebola fique translúcida.
  5. Adicionar os restantes legumes, a curcuma e o caril e deixar cozinhar 5 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar. Regar com o leite de côco, temperar com sal e pimenta a gosto e deixar cozinhar 2 minutos para apurar os sabores. Reservar.
  6. Numa superfície enfarinhada, estender a massa o mais fina possível, cortar rodelas de massa que irão forrar tarteira individuais (ou uma grande). As carteiras deverão estar previamente untadas - caso não usem de silicone. 
  7. Em cada tarteira já forrada com massa, colocar colheradas do recheio e em seguida tapar com um círculo de massa, decalcando bem os cantos para fechar. Na receita original, não é dito, mas aconselho a que façam pequenos furos no topo da massa para que possa libertar vapor enquanto coze.
  8. Pincelar com a gema de ovo batida,  salpicar com sementes de sésamo e levar ao forno a 200ºC. Ao fim de 10/15 minutos, baixar o forno para 150ºC e deixar mais 10 minutos.
  9. Servir com uma salada.

Preparo - Com robot de cozinha:

  1. No copo, colocar todos os ingredientes para a massa e programar 1 minuto, velocidade espiga. Enrolar em plástico filme e levar ao frigorífico enquanto se prepara o recheio.
  2. Descascar a cenoura, a cebola e o alho e colocar no copo juntamente com o azeite. Programar 5 segundos, velocidade 5. Em seguida programar 5 minutos, varoma, velocidade 1.
  3. Descascar e cortar em pedaços pequenos a courgette, lavar bem e cortar em pedaços pequenos o alho francês e adicionar ao refogado, programando 5 minutos, 100ºC, velocidade colher inversa. Á mistura de legumes adicionar a curcuma, o caril e o leite de côco, temperar com sal e pimenta a gosto e programar 3 minutos, varoma, velocidade colher inversa, sem tampa.
  4. Pré-aquecer o forno a 200ºC.
  5. Numa superfície enfarinhada, estender a massa o mais fina possível, cortar rodelas de massa que irão forrar tarteira individuais (ou uma grande). As carteiras deverão estar previamente untadas - caso não usem de silicone. 
  6. Em cada tarteira já forrada com massa, colocar colheradas do recheio e em seguida tapar com um círculo de massa, decalcando bem os cantos para fechar. Na receita original, não é dito, mas aconselho a que façam pequenos furos no topo da massa para que possa libertar vapor enquanto coze.
  7. Pincelar com a gema de ovo batida,  salpicar com sementes de sésamo e levar ao forno a 200ºC. Ao fim de 10/15 minutos, baixar o forno para 150ºC e deixar mais 10 minutos.
  8. Servir com uma salada.










7 comentários:

  1. ficaram mesmo perfeitas essas empadas, super bonitas mas melhor que tudo devem ser super saborosas.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que isso é para a refeição mas estou com uma fomeca que era capaz de comer uma agora ao lanche! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Hello, querida!
    Hoje estamos em sintonia, levo a tua receita para fazer outro dia.
    Amo empadinhas, sejam doces ou salgadas.
    Suas fotos estão lindas, bela receita!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  4. Amei a sugestão, devem estar fantásticas :) beijihnos

    ResponderEliminar
  5. Que bela receita! Amo empadas e as duas ficaram muito apetitosas, a massa está com uma cara ótima!
    Gostei da dica do livro também :)
    Grande beijo!

    ResponderEliminar
  6. Que ricas empadas,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  7. Que excelente sugestão Ana! Também fiquei com essas empadas da Mafalda debaixo de olho, pois pelo aspecto devem ser mesmo deliciosas! E agora fico ainda com mais vontade de as experimentar.
    Excelente sugestão. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)