Cada vez mais se fala em poupança. Se parte dela é reflexo da situação económica actual, outra parte é reflexo de uma consciencialização ambiental cada vez maior.
Todos nós podemos (e devemos!) contribuir, de uma forma ou de outra, para um mundo mais sustentável e essa contribuição começa em casa nos gestos mais simples.
Nesse sentido, hoje falo-vos de aproveitamento de sobras com uma receita deliciosa e organização na cozinha de forma a evitar desperdícios com duas dicas muito úteis.
Receita: Salada de Peixe Assado (Aproveitamento de Sobras)
Com a chegada dos dias quentes, sabe muito bem peixe assado na brasa, acompanhado de batatas cozidas e de uma fresca salada de tomate com pimentos assados, bem temperada. Para mim não há melhor petisco! :)
Contudo por vezes nestas petiscadas, sobra um pouco de tudo (ou porque a malta até nem tinha muito apetite, ou porque alguém se empolgou e comprou mais peixe do que a conta - afinal mais vale sobrar que faltar!...). Estas sobras podem-se tornar numa salada reinventada e simplesmente deliciosa!
Ingredientes:
- Sobras de peixe assado
- Sobras de salada de tomate (com ou sem pimentos)
- Sobras de batata cozida
- Remover as espinhas e peles do peixe e despedaçá-lo.
- Cortar as batatas em pedacinhos pequenos e misturar com o peixe.
- Juntar por fim a salada (geralmente temperada com cebola, orégãos, sal, azeite e vinagre) e misturar tudo muito bem.
- Esta salada conserva-se bem de um dia para o outro no frigorífico e é perfeita para levar na marmita do almoço (geralmente quando opto pela marmita, procuro recipientes de vidro - não ganham cheiros nem dão sabor à comida).
Dicas e mais dicas:
#1 - Conservar verduras frescas e viçosas por mais tempo no frigorífico
Todos nós nos deparamos com o problema de conservação de verduras. Compramo-las lindas, viçosas e frescas e guardamo-las no frigorífico. Passado uns dias estão murchas e sem graça e o destino habitual é o lixo... É-vos familiar? Aqui em casa tinha essa problema até que "descobri" uma solução bastante prática e eficaz.
Antes de guardarem as verduras (válido para alfaces, rúcula, espinafres, couves, etc), arranjem as mesmas como se as fossem consumir de imediato, separando as folhas, removendo os caules e lavando-as em água corrente. De seguida, com o auxílio de um escorredor de verduras ou de um pano, remover todo o excesso de água, até que as verduras fiquem completamente enxutas.
Guardar então as verduras num recipiente de plástico ou em sacos de plástico com zip, assim, sempre que precisarem de verduras (para uma salada, sopa, etc) têm-nas disponíveis e prontas a usar. Se a água for bem removida, as verduras duram bastante tempo no frigorífico.
#2 - Conservar bolachas, cereais e pão mantendo-os estaladiços/fofos por mais tempo
Adoro fazer bolachas, granola/muesli e pão em casa, mas se não os acondicionar devidamente, depressa perdem qualidades (no caso das bolachas e cereais, a sua textura estaladiça e no caso do pão a textura fofinha).
Conservar cereais
- Os caseiros (granola/muesli) conservo em recipientes fechados com tampa que se abre apenas pela metade, São práticos na hora de servir e mantêm os cereais secos e estaladiços.
- Os de compra, que geralmente vêm em sacos de plástico conservo recorrendo a molas.
Conservar pão
(As foto usada neste post foi recolhida da internet)
- Para consumir até dois dias, conservo em sacos de plástico com zip.
- Para consumir congelar recorro também a sacos de plástico nos quais coloco a data de congelação.
(As foto usada neste post foi recolhida da internet)
Excelentes dicas Ana.
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana! 😊
Boa dica. É sempre fundamental aproveitar e poupar :)
ResponderEliminarBeijinhos
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Excelentes dicas!
ResponderEliminarPor aqui também se segue esse lema, óptimas dicas :)
ResponderEliminarBeijinhos ...
Guloso qb
Aqui tudo se aproveita! Beijinhos
ResponderEliminarGostei muito das dicas e da receita, ajudas na poupança nunca são de mais! Quando sobrar peixe assado já sei :)
ResponderEliminar