Bebidas,

Leite de Aveia [Oat milk]

fevereiro 18, 2016 Ana Filipa Costa 11 Comments

(Scroll down for English version)

Não existe nada mais simples do que preparar o nosso próprio leite de aveia.
Com dois ingredientes principais e alguns extra para adição de sabor, temos uma bebida vegetal saudável e muito saborosa.


A receita que vos trago é simples, mas se quiserem adicionar chocolate em pó ao preparado, terão uma alternativa ao leite achocolatado bastante saborosa.

Ingredientes:

  • 2 chávenas de flocos de aveia
  • 2 a 3 tâmaras (ou 2 c.sopa de mel)
  • 1 L de água + qb para demolhar
  • 1 pitada de sal

Preparo - Modo tradicional:

  1. Colocar os flocos de aveia numa taça e cobrir com água. Deixar repousar por cerca de 2 horas (se optar por usar tâmaras e as quiser amolecer, poderá adicionar as mesmas aos flocos de aveia nesta fase, para que hidratem).
  2. Escorrer a água dos flocos, e triturar os mesmos com 1L de água, as tâmaras ou mel e o sal, até que se obtenha uma mistura homogénea.
  3. Coar o preparado, separando a polpa do líquido. O líquido será o leite que poderão conservar no frigorífico até 3 dias. Com a polpa poderão adicionar a batidos, a bolos ou a hambúrgures (em susbtituição do pão).

Preparo - Com robot de cozinha:

  1. Colocar os flocos de aveia numa taça e cobrir com água. Deixar repousar por cerca de 2 horas (se optar por usar tâmaras e as quiser amolecer, poderá adicionar as mesmas aos flocos de aveia nesta fase, para que hidratem).
  2. Escorrer a água dos flocos e colocá-los no copo com a água, as tâmaras ou mel e o sal, e programar 2 minutos, velocidade 10.
  3. Coar o preparado, separando a polpa do líquido. O líquido será o leite que poderão conservar no frigorífico até 3 dias. Com a polpa poderão adicionar a batidos, a bolos ou a hambúrgures (em susbtituição do pão).






Ingredients:
2 cups of rolled oats
2 to 3 dates (or 2 tbsp of honey)
1 l of water + some to soak
a pinch of salt

Preparation:
Place the oatmeal in a bowl and cover with water. Let stand for about 2 hours.
Drain the water from the flakes, and grinding them with 1L of water, dates or honey, and salt, until a homogeneous mixture is obtained.
Sieve the preparation, separating the pulp from the liquid. The liquid milk which may be store in refrigerator until 3 days. With the pulp can add to smoothies, to cakes or hambúrgures (in Substitution of bread).

11 comentários:

  1. É daquelas coisas que não vale mesmo a pena comprar. Em casa fica ótimo e muito, mas muito mais barato! E mais saudável pois sabemos exatamente o que leva! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nunca experimentei leite de aveia, mas parece ser interessante. :)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto muito de leites alternativos. Ainda este fim de semana experimentei de arroz mas a coisa correu mal. Agora vou experimentar este porque a seguir ao de soja, é o meu preferido :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
  4. Nunca experimentei de aveia, mas deve ser bem bom!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Oi Ana!
    Isso deve ficar muito bom mesmo!
    Hummmmm!
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  6. Nunca experimentei leite de aveia. Uma boa altura para experimentar e ainda por cima é tão fácil.
    Beijinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  7. Acho que é desta que vou experimentar fazer. Bebi durante uns tempos o de amêndoa (de compra, é super caro...), adorava, mas depois enjoei de tal forma, que nunca mais conseguir olhar para ele! Voltei ao leite de vaca, mas tive que deixar novamente porque me estava a dar mal e agora só iogurtes... Vou experimentar esta receita para ver se gosto.
    Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu costumo praguejar com os ditos anti leite mas essa bebida de aveia está com uma aparência tão apetitosa ... e tendo em conta que a minha querida mana tem um pacote de aveia no armário... acho que vou experimentar...

    ResponderEliminar
  9. Eu nunca fiz leites alternativas, pois cá em casa ninguém tem intolerâncias e os miúdos adiram o leite animal, mas fico encantada com o resultado final destas versões vegetais.
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  10. Nunca fiz, mas fica tão branquinho! E em conta :)

    ResponderEliminar
  11. Os 'leites' alternativos vegetais não são muito apreciados por mim, pelo menos dos que já experimentei nenhum me soube bem. Apesar do aspecto bonito que esse tem... Quem sabe, pode ser que um dia encontre algum que me satisfaça e me faça mudar! Beijinhos***

    ResponderEliminar

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)