Bimby,

Carcaças, e os votos de um feliz 2019!

setembro 29, 2022 Ana Filipa Costa 0 Comments


Se há coisa a que não resisto mesmo é a pão fresco, e se for feito em casa ainda melhor!

Todo o processo de amassar, combinando sabores, de ver a massa crescer e mais tarde saborear fascina-me!

Esta receita for retirada do Cookidoo da Bimby. Já há algum tempo que a andava a "namorar" e este fim-de-semana, decidi experimentar.

Ficam deliciosas e fizeram muito sucesso aqui por casa, de tal maneira que a receita já foi para as favoritas porque para além de deliciosas, são relativamente rápidas e simples de preparar.

A única coisa que tenho de aperfeiçoar nesta receita é o formato do pão, já que as tradicionais carcaças têm umas "maminhas" e as minhas ficaram mais arredondadas, tudo o resto está aprovadíssimo!

E é com esta receita de pão que encerro as receitas do ano 2018. Um ano agridoce para mim. Um ano em que recebi a melhor prenda que a vida nos pode dar, a minha doce Margarida, e ao mesmo tempo perdi o meu querido avô, um senhor por quem tinha um carinho e admiração enorme, e de quem tenho tantas saudades... e que honra foi poder ter passado estes anos com ele e vê-lo com a minha filha nos braços.

Sou grata pela vida que tenho, pelas coisas boas e pelas más que me aconteceram pois todas elas, à sua maneira, fizeram de mim a pessoa que sou hoje. E o balanço deste ano não poderia ser diferente. Gratidão é, sem dúvida, a palavra que escolho para resumir este ano.

A quem está desse lado, deixo o meu voto de feliz Ano Novo! Que o ano que se avizinha seja próspero e feliz, e que os vossos sonhos sejam realizados! Obrigada por estarem desse lado, festejem muito (com moderação), comam bem e sejam felizes! :)

Ingredientes:

  • 200g de água
  • 70g de leite
  • 20g de manteiga
  • 7g de fermento de padeiro seco (ou 20g de fermento de padeiro fresco)
  • 1 pitada de açúcar
  • 500g de farinha tipo 65
  • 1 + 1/2 c.chá de sal

Preparo - Modo Tradicional:

  1. Começar por amornar a água com o leite e a manteiga.
  2. Juntar o açúcar e o fermento e envolver bem até que o açúcar e o fermento se dissolvam.
  3. Juntar a farinha e o sal e amassar bem até obter uma massa lisa e homogénea (cerca de 5 minutos). Colocar a massa numa taça enfarinhada. Deixar levedar, em local morno, por 30 minutos ou até a massa dobrar de volume.
  4. Dividir a massa em 12 partes iguais, moldar as carcaças e colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal e farinha e deixar repousar 30 minutos ou até que dobrem de volume.
  5. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  6. Polvilhar as carcaças com farinha e, com uma faca, fazer cortes no centro de cada uma. Levar ao forno a 180ºC por cerca de 30 minutos (até obterem uma ligeira cor). Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma rede.

Preparo - Com robot de cozinha:

  1. No copo colocar a água, o leite, a manteiga o açúcar e o fermento e programar 2 minutos, 37ºC, velocidade 2.
  2. Juntar a farinha e o sal e programar 3 minutos, velocidade espiga. Retirar a massa do copo e colocar numa taça enfarinhada. Deixar levedar, em local morno, por 30 minutos ou até a massa dobrar de volume.
  3. Dividir a massa em 12 partes iguais, moldar as carcaças e colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal e farinha e deixar repousar 30 minutos ou até que dobrem de volume.
  4. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  5. Polvilhar as carcaças com farinha e, com uma faca, fazer cortes no centro de cada uma. Levar ao forno a 180ºC por cerca de 30 minutos (até obterem uma ligeira cor). Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma rede.

0 comentários:

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)