Entradas,

Tarte de tomate e queijo mozzarella de búfala

julho 23, 2018 Ana Filipa Costa 1 Comments


Se há coisa que gosto mesmo, são tomates no forno. Ficam carnudos e suculentos e fazem acompanhamentos deliciosos (adoro fazê-los assim para acompanhar pratos de massas).

Se estiver com pressa, faço-os de forma simples, misturando-os com um pouco de azeite, sal e pimenta e levo ao forno diretamente.
Quando estou com mais tempo, marino-os (os temperos variam consoante a ocasião), enriquecendo assim o seu sabor. Ficam deliciosos!

Esta tarte é feita com tomate marinados precisamente para enriquecer o sabor final, mas se não tiverem tempo para a marinada, podem fazer diretamente sem marinar, ficará igualmente saborosa.

A tarte de tomate, para mim, tem sabor de Verão! O contraste do ácido do tomate com adocicado da cebola caramelizada, combinam lindamente.

Tomates é o tipo de ingrediente que nunca falta aqui em casa, porque quando estão na sua época, costumo comprar maiores quantidades e congelo para consumir ao longo do ano.
Alguns congelo inteiros, com casca, outros em pedaços (também com casca) e outros ainda, congelo pelados. Várias opções, para os mais variados tipo de preparo.
Para além disso, tenho sempre o molho de tomate caseiro, do qual não abdico (receita aqui).

Os que não congelo, gosto de armazenar em cesto de verga, para permitir uma melhor circulação do ar e  prolongar assim o seu tempo de vida.

Vamos à receita? 😊

Espero que gostem!

Ingredientes:
Marinada
→ 1 pitada de cominhos em pó
→ 1 pitada de coentros em pó
→ 1 malagueta fresca sem sementes
→ 1 dente de alho
→ 25 ml de azeite
→ 1 pitada generosa de sal
→ 1 pitada generosa de açúcar
Tarte
→ 3 c.sopa de azeite
→ 3 c.sopa de água
→ sal
→ 15g de manteiga
→ 2 cebolas brancas grandes finamente fatiadas
→ 2 tomates grandes
→ 2 punhados de tomates cereja
→ 1 cebola roxa pequena
→ 1 pitada generosa de açúcar
→ 1 embalagem de massa folhada rectangular (375g)
→ 1 queijo mozzarella de búfala despedaçado
→ folhas de manjericão
→ creme de vinagre balsâmico

Modo de Preparo:
1) Começar por preparar a marinada, colocando todos os ingredientes numa misturadora e triturar (para picar o alho e a malagueta mais finamente). Reservar.
2) Cortar os tomates cereja em metades e os tomates grandes em meias luas. Cortar a cebola roxa em fatias finas. Juntar a cebola e todos os tomates cortados numa taça, adicionar a marinada, 1 pitada generosa de açúcar e outra de sal e envolver bem. Deixar repousar entre 30 a 45 minutos, para que os tomates soltem os seus sucos (tempo que usaremos para avançar com a receita).
3) Aquecer o azeite num tacho, juntar as cebolas, 3 c.sopa de azeite e 3 c.sopa de água e temperar com sal. Tapar o tacho e cozinhar em lume alto alguns minutos. Quando as cebolas começarem a sibilar, baixar a temperatura para o mínimo e deixar cozinhar 15 minutos, mexendo ocasionalmente até ficarem tenras. Destapar o tacho, aumentar a temperatura, juntar a manteiga e cozinhar mais 15 minutos até caramelizar. Reservar.
4) Pré-aquecer o forno a 190ºC.
5) Estender a massa folhada e colocá-la num tabuleiro forrado com papel vegetal, picando-a uniformemente com um garfo. Levar ao forno 10 minutos até a massa ganhar altura e começar a ganhar alguma cor.
6) Retirar do forno, e espalhar sobre a massa as cebolas caramelizadas, de forma homogénea, deixando 1 cm livre a toda a volta. Voltar a colocar no forno por mais 6 minutos.
7) Retirar novamente do forno, e espalhar sobre a cebola os tomates escorridos (descartar a marinada. Poderão usar o líquido da marinada para temperar frango ou camarões para saltear) e voltar a colocar no forno 15 a 20 minutos, até a massa estar dourada e crocante.
8) Depois de pronta, colocar sobre a tarte o queijo e as folhas de manjericão e por fim regar com o vinagre balsâmico.





1 comentário:

  1. Tomates no forno para mim é tipo "sobremesa salgada" ficam bem doces e deliciosos adoro mesmo, essa tarte com os tomates e o queijo ficou mesmo top.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)