Dicas,

Salada César

17:21:00 Ana Filipa Costa 4 Comments



Verão e saladas... aquela combinação perfeita!
Tenho um carinho especial pela salada César. Gosto da sua praticidade e gosto acima de tudo da sua combinação de sabores!
A minha salada César é feita com molho de iogurte, ao invés de maionese. Fica igualmente deliciosa e é mais saudável. Para além disso gosto de adicionar fruta (não tão tradicional é certo, mas sabe-me muito bem).
Nesta salada optei pelos mirtilos, mas fica igualmente bem com morangos, ananás, maçã, uva, etc.

O truque para saladas saborosas é usar ingredientes frescos e de boa qualidade, sendo também muito importante conservá-los correctamente de forma a prolongar o seu bom estado.

Para isso conto com alguns pequenos truques.
Por exemplo, para conservar a alface gosto de separar as folhas, lavá-las bem e, com o auxílio de um escorredor de saladas, escorrer o máximo de água possível. Depois conservo as folhas num recipiente de plástico ou vidro, no frigorífico. Para ajudar a absorver água que se possa concentrar no recipiente, colocar umas folhas de papel cozinha ou um pano (preciosas dicas que recebi de seguidores amigos do Instagram).
Para os mirtilos, aplico a mesma lógica, só não os seco num escorredor e sim num pano de cozinha.
Quando os mirtilos estão em promoção, gosto de comprar um pouco mais e congelar para usar em batidos, bolos e outros preparos em qualquer ocasião.

E por aí, costumam comer esta salada?
Aqui em casa, somos fãs! É simples, prática, económica e deliciosa!😀

*rende 4 porções individuais
Ingredientes:
→ 4 peitos de frango
→ sumo de 1 lima
→ sal e pimenta a gosto
Molho Sriracha a gosto
→ 1 alface frisada
→ 125g de mirtilos
→ 125g de iogurte grego
→ sumo de 1/2 limão
→  1 c.chá de alho em pó
→ 1/2 copo de água
→ 2 carcaças amanhecidas
→ 3 c.sopa de azeite
→ 2 c.chá de salsa desidratada
→ 100g de queijo parmesão

Modo de Preparo:
1) Começar por temperar os peitos de frango com o sumo de lima, sal e pimenta a gosto e molho Sriracha a gosto. Deixar repousar por 10 minutos.
2) Preparar o molho, misturando o iogurte grego com o sumo de limão, sal e pimenta a gosto, a água, o alho em pó e 1 c.chá de salsa em pó. Reservar.
3) Cortar os pães em cubos pequenos, colocar numa tigela e misturar com azeite e 1 c.chá de salsa. Dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno, a 190ºC, até que estejam dourados (mexer ocasionalmente para dourar de forma igual). Reservar.
4) Desfiar as folhas de alface com as mãos (ver dicas de como conservar acima) e colocar numa taça grande ou separar por pratos individuais. Reservar.
5) Grelhar os peitos de frango num grelhados anti-aderente, até que fique totalmente cozinhado. Retirar do lume e deixar descansar por 5 a 10 minutos antes de cortar.
6) Montar a salada, colocando sobre a alface os peitos de frango fatiados, alguns mirtilos, lascas de queijo parmesão e os croutons caseiros. Regar com o molho de iogurte e, opcionalmente, com molho Sriracha. Está pronto a servir.





4 comentários:

  1. Hummm que bom aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/07/waffles-de-chocolate-proteicas.html

    ResponderEliminar
  2. Tão bom,....bem podia ser o meu almoço, daqui a nada!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)