Acompanhamento,

Noodles de courgette com pesto de abacate e nozes

09:00:00 Ana Filipa Costa 2 Comments


Este é um prato que tanto serve como acompanhamento (leve e saudável), como refeição por si só, no caso de serem vegetarianos/vegan.

A courgette é extremamente versátil, pois tem um sabor neutro, enquadrando-se bem quer em pratos doces como salgados.
Como tem poucas calorias, é usualmente usada em dietas. Aqui em casa, usamos bastante em sopas, em legumes salteados e no forno.

Não tenho máquina de fazer noodles de vegetais, mas numa das minhas idas ao Lidl, encontrei à venda noodles de courgette já prontos, e decidi trazer para experimentar.
Preparei este pesto de abacate, que resultou muito bem com a courgette e proporcionou-nos um acompanhamento para um prato de carne delicioso!

Ingredientes:
⇨ 1 + 1/2 abacate
⇨ sumo de 1 lima
⇨ sal e pimenta a gosto
⇨ folhas de manjericão  fresco
⇨ 5 nozes
⇨ 1 dente de alho
⇨ 1 fio de azeite
⇨ 1 c.chá de alho em pó
⇨ 500g de noodles de courgette
⇨ opcional: queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
1) Começar por preparar o pesto, esmagando o abacate com um garfo (em alternativa pode ser processado num processador de comida ou com uma varinha mágica), adicionando o sumo de lima, o manjericão fresco finamente picado, o alho em pó, sal e pimenta a gosto e as nozes finamente picadas. Misturar bem até obter um creme.
2) Numa frigideira, colocar um fio de azeite e o dente de alho picado e levar ao lume. Assim que o alho dourar, adicionar a courgette (recomendo que sequem bem a courgette com o auxílio de papel de cozinha, antes de cozinharem, para retirar o excesso de água) e deixar que a mesma cozinhe por 2 a 3 minutos, só até amolecer ligeiramente (queremos que mantenha a sua forma e não perca muita água).
3) Adicionar o pesto de abacate, envolvendo bem. Rectificar os temperos, se necessário, retirar do lume e servir polvilhado com queijo parmesão.




2 comentários:

  1. Que bom aspecto,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Uma sugestão bem saudável e saborosa! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)