Acompanhamento,

Massa salteada com abóbora e salva

dezembro 13, 2017 Ana Filipa Costa 3 Comments


Pratos reconfortantes e repletos de sabor é o que mais procuramos em dias de frio.
Nesta altura do ano sabe bem acender o forno e cozinhar a chamada "confort food" e foi mesmo isso que fiz uma destas noites com este delicioso acompanhamento.

Um prato vegetariano, que poderá ser completamente vegan se omitirem a manteiga e usarem apenas azeite, mas que não fica nada a dever a outros pratos feitos com produtos animais.

Vi esta sugestão num dos programas da Annabel Langbein que passam por vezes no canal 24 Kitchen, e fiquei rendida à sua simplicidade (o mais complexo é preparar a abóbora para cozinhar no forno) e à combinação de sabores. No programa, este prato de massa foi o acompanhamento de um delicioso ragu de vaca, mas eu optei por peixe, o meu querido salmão, e posso dizer que não fiquei mesmo nada arrependida!😊

Este é para mim um daqueles pratos que combina deliciosamente bem com dias frios e que recomendo vivamente que experimentem.

Ingredientes:
→ 250g de massa (usei espiral tricolor)
→ 600g de abóbora manteiga
→ sal e pimenta a gosto
→ 2 dentes de alho
→ 2 c.sopa de manteiga
→ um fio de azeite
→ 10 folha de salva
→ Sumo de 1/2 limão

Modo de Preparo:
1) Começar por descascar a abóbora, retirar as sementes e cortá-la em pedaços pequenos. Dispor a abóbora num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, regar com um fio de azeite, temperar com sal e pimenta a gosto e levar ao forno, a 200ºC, por cerca de 30 minutos ou até que a abóbora esteja macia quando espetada com um garfo. Reservar.
2) Cozer a massa de acordo com as instruções do fabricante em água temperada com sal e um fio de azeite. Depois de cozida, escorrer a água e reservar.
3) Numa frigideira grande, colocar os dois dentes de alho picados, as folhas de salva, a manteiga e um fio de azeite e levar a refogar até que o alho aloure ligeiramente e as folhas murchem um pouco. Juntar então a massa já cozida, envolvendo bem e por fim a abóbora assada e o sumo de limão. Envolver bem o preparado e servir de imediato.
Esta massa acompanha perfeitamente tanto peixe como carne, mas caso pretendam, pode servir como refeição principal. Neste dia, servi como acompanhamento de salmão no forno cuja receita podem encontrar aqui (neste caso, ao invés das natas e cogumelos, usei tomate cherry).



3 comentários:

  1. Ana mham mham! Eu acho que até comia essa massa como prato principal! Adorei!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  2. Fiz uma receita há uns meses com estes sabores e todos adorámos! Tão simples e é uma sugestão vegetariana colorida, saudável e muito saborosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Há uns meses fiz uma receita semelhante, é uma sugestão vegetariana colorida, saudável e muito saborosa! Beijinhos

    ResponderEliminar

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)