Bimby,

Compota de abóbora com nozes

novembro 08, 2017 Ana Filipa Costa 4 Comments


Esta compota é uma das minhas preferidas para comer com um belo pedaço de requeijão. Adoro a conjunção dos sabores.
Há quem a faça também com pinhões mas pessoalmente prefiro com nozes.

Esta receita foi retirada do livro de receitas essenciais da Bimby, neste caso a compota foi preparada no robot de cozinha, mas pode perfeitamente ser adaptado para o modo tradicional, deixo-vos os passos abaixo.

Na compota não se sente os pedaços de abóbora, fica uma espécie de puré. Se não forem fãs da consistência de puré, recomendo que depois de cozido, não triturem o preparado, juntem apenas as nozes e enfrasquem.

Este docinho é também uma excelente prenda para oferecer no Natal. Se como eu, gostam de preparar pequenos cabazes para oferecer, tomem nota da receita! 😊

Ingredientes:
→ 800g de abóbora (usei abóbora hokaido) sem casca nem sementes
→ 400g de açúcar amarelo.
→ sumo de 1 laranja
→ 1 pau de canela
→ 100g de miolo de noz grosseiramente picado

Preparo - Modo tradicional:
1) Num tacho grande colocar a abóbora cortada em pedaços pequenos, o açúcar, o sumo de laranja e o pau de canela e levar ao lume médio alto cerca de 40 minutos ou até obter a consistência desejada.
2) Retirar o pau de canela e com a varinha mágica, triturar o doce.
3) Juntar as nozes e envolver com a ajuda da espátula. Colocar o doce em frasco escaldados e tapar de seguida para criar vácuo.

Preparo - Com robot de cozinha:
1) Colocar no copo 400g de abóbora cortada em pedaços pequenos e programar 15 segundos, velocidade 6. Repetir o processo para os restantes 400g.
2) Adicionar o açúcar, o sumo de laranja e o pau de canela e programar 30 minutos, 100º C, velocidade 1, substituindo o copo de medida pelo cesto.
3) Retirar o pau de canela e programar 15 segundos, indo progressivamente até á velocidade 6.
4) Juntar as nozes e envolver com a ajuda da espátula. Colocar o doce em frasco escaldados e tapar de seguida para criar vácuo.
Nota: No fim do tempo, se a compota não tiver a consistência desejada programar 5 minutos, varoma, velocidade 1,  substituindo o copo de medida pelo cesto






4 comentários:

  1. Eu adoro esta compota! É mesmo das minhas favoritas! Quase me arriscaria a dizer que é a favorita! Fica cremosa, com uma cor linda, absolutamente divinal! Ainda estes dias comentava com o meu marido que tenho saudades de comer e ando tentada a fazer mas tenho resistido! A última vez que fiz já deve haver um ano, ou mais! Olha, se te sobrar um frasquinho, partilha! Aqui a Açoriana agradece!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro este doce! Para mim tem a textura perfeita!! Adoro adoro adoro!!!

    ResponderEliminar
  3. Finalmente aqui estou eu a conseguir comentar! :) Este doce tem acompanhado o meu pão em vários pequenos-almoços desde que a minha mãe me trouxe um frasco dele. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Estou contigo, gosto muito mais desta compota com nozes do que com pinhões. Acho que dá um contraste muito melhor :)
    A tua compota ficou com uma cor linda! Vou apontar a receita para experimentar.
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)