Saudável,

Abóbora Manteiga Recheada com Quinoa #vegan

abril 16, 2017 Ana Filipa Costa 4 Comments


Depois da Páscoa, em que acabamos sempre por cometer alguns excessos no que toca à alimentação,  nada melhor do que aligeirarmos um pouco as refeições.

Quem já me acompanha há algum tempo, sabe que aprecio bastante pratos vegetarianos. As possibilidades de combinações são imensas e usualmente os resultados surpreendem sempre pela positiva.

Este prato surgiu da necessidade de usar uma abóbora manteiga que andava "esquecida" aqui por casa. Veio num dos cabazes semanais de hortícolas que costumamos comprar, e a única coisa que tinha certeza absoluta é que não o iria gastar em doces. O seu fim tinha de ser num prato salgado.

Como adoro o sabor da abóbora assada no forno, pensei num acompanhamento onde a usaria assada, mas acabei por me decidir por fazer desta abóbora a estrela de um prato principal. Recheada com quinoa feita ao jeito do arroz árabe, com pinhões, passas, curcuma e uma adição extra de nozes.

Um prato delicioso, equilibrado e completo, preparado de forma simples e descomplicada.

Deixo-vos acesso directo ao site onde podem consultar/comprar alguns dos produtos usados nesta receita. A Prozis, loja online de nutrição desportiva, tem não só produtos específicos para quem pratica desporto, como é por exemplo o caso das proteínas, com disponibiliza produtos alimentares de excelente qualidade que são aliados perfeitos para uma alimentação saudável e equilibrada.


Ingredientes:

  • 1 Abóbora menina
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 c.sopa de óleo de côco
  • 1 chávena de quinoa real
  • 2 chávenas de água
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 c.chá de curcuma
  • 1/2 chávena de pinhões
  • 1/3 chávena de nozes
  • 1/2 chávena de sultanas
  • Cebolinho a gosto
Modo de Preparo:
  1. Começar por preparar a abóbora, cortando ao meio e removendo as sementes. Com o auxílio de uma faca e uma colher, remover o interior de cada da metade da abóbora tendo o cuidado de deixar alguma espessura antes de chegar à casca, não perfurando a mesma. Com o auxílio de uma faca, picar grosseiramente o interior obtido da abóbora, colocar numa tigela e reservar. Dispor as duas cascas da abóbora numa travessa de forno e reservar (serão os recipientes desta receita).
  2. Tostar os pinhões e as nozes (grosseiramente picadas) numa frigideira anti-aderente e reservar.
  3. Lavar a quinoa, dentro de um escorredor, em água corrente até que a mesma saia translúcida. Deixar escorrer e reservar.
  4. Picar a cebola e os alhos descascados e levar a refogar com o óleo de côco, até que a cebola fique translúcida. Adicionar a quinar e mexer para que a mesma seque um pouco, em seguida adicionar o interior da abóbora picado, a curcuma e temperar com sal e pimenta a gosto, mexer bem e deixar cozinhar por 5 minutos.
  5. Adicionar a água,  envolver bem e deixar cozinhar em lume médio até que a água evapore na totalidade. Nesse momento, adicionar as nozes, os pinhões e as sultanas e envolver bem.
  6. Dispor os recheio pelas cascas de abóbora e levar ao forno, a 180ºC, até dourar.
  7. Servir polvilhado com cebolinho picado.



4 comentários:

  1. O que eu estou farta de me rir sozinha... ia-te dizer que também podias usar numa receita maravilhosa que vi e guardei no outro dia e fui à minha lista para ir buscar o link para te sugerir, mas a receita é tua!! O mac and cheese! Só eu...
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Acho que vou aproveitar esta sugestão para usar uma abóbora manteiga que tenho ali. Ando mesmo a precisar de desintoxicar destes dias Pascais! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspecto excelente! Adorámos! :D Ficaremos à espera de mais receitas destas :D :D

    ResponderEliminar
  4. Parece delicioso, e depois de tantos excessos da Páscoa vai muito bem. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)