Parcerias,

Farófias gulosas..para saborear a dois ❤

fevereiro 13, 2017 Ana Filipa Costa 22 Comments


Ah as farófias... o que eu gosto disto! 😋
Eu gosto mas a minha cara metade ADORA! Cada vez que eu faço farófias é uma festa, acho que não se importava de comer disto todas as semanas e eu até entendo porquê...à semelhança do molotov, esta sobremesa é leve e de sabores harmoniosos, e é a escolha acertada para complementar uma refeição mais elaborada e até mais pesada.
Para além disso, é sempre uma forma deliciosa de aproveitar aquelas claras que estão esquecidas no frigorífico/congelador.

Há uns dias recebi em casa uma caixa de bombons Baci (obrigada Jerónimo Martins pela deliciosa oferta!), e pensei em usá-los numa sobremesa como sugestão para o dia dos namorados.
De imediato imaginei-os num bolo, mas depois lembrei-me que tinha umas claras no frigorífico, que sobraram de outros preparos, e como ainda não tinha partilhado por aqui a minha receita de farófias, decidi-me por elas. E sendo esta a sobremesa de eleição do meu "namorido", achei que a escolha da sobremesa para o dias dos namorados não podia ser a mais acertada.

Os bombons são a adição gulosa. Como no seu recheio têm pedacinhos de avelã, ao despedaçá-los sobre as farófias, conferimos uma textura especial às mesmas para além de que tornam a apresentação da sobremesa muito mais apetecível.

Mimem que amam com esta deliciosa sobremesa.

Para os mais curiosos, deixo-vos a história da origem dos bombons Baci.

Baci tem uma história de amor deliciosa, que nasce em Perugia, uma cidade medieval no coração de Itália. Tudo começou quando uma jovem chocolateira criou um bombom especial para o seu amado. O confeito, originalmente chamado cazzotto (murro) pela sua forma de punho, foi embrulhado numa carta de amor, que ainda hoje faz de Baci um bombom único. Tudo era perfeito, excepto o nome... Requintado e doce como um beijo, um bacio (em italiano), Baci adquiriu assim o seu nome. Esta romântica história de amor italiana é a origem de Baci, ícone de qualidade e símbolo de excelência e paixão. Um beijo é a essência de qualquer história de amor, e Baci é um simples gesto cheio de emoções, intemporal e infinito. "É a alegria de oferecer e o prazer de receber".




Ingredientes:

  • 6 claras
  • 2 ovos
  • 1 litro de leite
  • 10 c.sopa de açúcar
  • 1 casca de limão
  • 1 pau de canela
  • essência de baunilha
  • 1 c.sopa de amido de milho
  • Bombons Baci


Modo de preparo:

  1. Numa panela, colocar o leite, 4 c.sopa de açúcar, a casca de limão, o pau de canela e o aroma de baunilha e levar ao lume médio, até que comece a fervilhar, mexer para garantir que o açúcar está dissolvido e reduzir o lume para brando.
  2. Entretanto, numa tigela, colocar as 8 claras (reservar as duas gemas) e bater até que comece a formar picos. Nessa altura adicionar 6 colheres de sopa de açúcar e bater bem até que as claras fiquem fofas e firmes.
  3. Descartar a casca de limão e o pau de canela e cozinhar no leite colheradas da mistura de claras (cerca de 1 minuto de cada lado).  Escorrer as farófias cozidas, e dispo-las numa travessa ou taças individuais. Verão que, à medida que vão cozinhando as claras, o leite vai reduzindo sendo que no fim, terá reduzido para cerca da metade. Depois de cozidas as claras, com o restante leite vamos preparar o creme que servirá de cobertura.
  4. Às gemas reservadas, adicionar 3 a 4 colheres de sopa do leite e mexer bem para temperar as gemas. Adicionar em seguida o amido de milho, envolvendo bem de forma a dissolver todo o amido.
  5. Juntar esta mistura de gemas e amido ao leite fervente (ainda em lume brando) e misturar bem até que a comece a engrossar, cerca de 1 minuto.
  6. Dispor o creme sobre as farófias e deixar arrefecer antes de salpicar com os bombons Baci despedaçados.





22 comentários:

  1. que ótima sugestão, tambem adoro farófias, uma sobremesa bem gulosa e fáceis de comer.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Eu também gosto muito e essas tacinhas estão mesmo tentadoras! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que tachinhas gulosas! :D E com Baci melhorou! :D

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro farófias, mornas e tudo! Maravilha! Com esses bombons aumentaste ainda mais a minha gula! :) :) Adorei!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Que bom!! Que boa sugestão para este dia especial :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz,...e depois de ver estas,...deu vontade de experimentar,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo de experimentar, é fácil de fazer e tão bom! :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  7. Tu não imaginas o que eu gosto de farófias, é tipo pedaços de céu que se nos desfazem na boca! :) As tuas estão super apetitosas, adoro. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, essa foi a melhor descrição de sempre! :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  8. Nunca experimentei farófias, nem fazer nem comer...qualquer dia aventuro-me! Já os Baci...adoro...e acho tão fofinho as mensagens que trazem no interior, não é nada, mas enche o coração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca comeste farófias? Tens de experimentar, é tão bom!!! :)
      É verdade, é um pequeno detalhe mas faz toda a diferença.
      Beijinhos*

      Eliminar
  9. Que taça deliciosa!!! Embora a minha namorada não goste muito, eu não consigo resistir a umas boas farófias! Gosto imenso da sua combinação entre as claras e o creme!!

    As tuas tem um ar divinal!

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que a minha parte preferida é o creme! ehehe :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  10. Depois de ter limpo a baba, venho só dizer que eu e a minha cara-metade também AMAMOS farófias e também faço assim com esse creme, assim com esse ar maravilhoso!!! Mas há uns tempos que não faço, por isso fiquei mesmo com saudades, que é como quem diz, a babar mesmo!!
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi que mataste as saudades! :)
      Ehehe é mesmo uma sobremesa gulosa.
      Beijinhos e um lencinho para limpar a baba! :) *

      Eliminar
  11. Nunca fiz farófias, mas é definitivamente do tipo de sobremesas que eu mais adoro! Essas com os bombons por cima ficaram uma perdição :)

    ResponderEliminar

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)