Bimby,

Torta de côco [Coconut Roll]

outubro 26, 2015 Ana Filipa Costa 32 Comments


(Scroll down for English version)

Domingo é o dia em que podemos dar aquela "facadinha na dieta", afinal de contas durante a semana portamo-nos bem não é verdade? :)
Quer esta frase seja verdade ou não, o que é totalmente verdade é que é ao domingo que costumo ter mais tempo para dedicar aos cozinhados e que me permito algo doce mais a sério.

A sobremesa escolhida desta vez foi uma torta de côco.
Quando era miúda comia muito aquele doce chamado patas de veado e foi mesmo desse doce que me lembrei quando provei esta torta. Oh coisa boa!
Uma massa fofinha e aromatizada com o limão, com o sabor do côco e o recheio cremoso do creme de pasteleiro, combinação vencedora!

Aconselho vivamente que experimentem esta torta, garanto que não se arrependerão :)

Ingredientes:
Torta:

  • 9 ovos
  • 400g de açúcar
  • 1 c.sopa de açúcar baunilhado (veja como fazer o seu próprio açúcar aqui)
  • raspas de 1 limão
  • 250g de farinha
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio
  • 1 c.sopa rasa de fermento

Recheio:

  • 500g de leite
  • 150g de açúcar
  • 4 gemas
  • 50g de amido de milho
  • 4 c.sopa de coco ralado + qb para decorar
  • Canela em pó para decorar

Preparo - Modo Tradicional:

  1. Começar por preparar o recheio misturando todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea (pode fazê-lo com o o auxílio de uma batedeira, liquidificador ou varinha mágica). 
  2. Levar a mistura ao lume médio e mexer constantemente até que engrosse (cerca de 10 minutos). Colocar numa tigela coberta com plástico para não secar e deixar arrefecer.
  3. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  4. Para a torta, começar por forrar um tabuleiro quadrado (30x30) com manteiga e farinha, e em seguida colocar uma folha de papel vegetal e untá-la com manteiga. Reservar.
  5. Separar as gemas das claras, reservar as gemas e bater as claras com uma pitada de sal em castelo e reservar.
  6. Bater as gemas com os açúcares até obter um creme esbranquiçado (entre 5 a 10 minutos), juntar as raspas de limão e a farinha. 
  7. Incorporar 1/3 das claras reservadas tornando assim a massa mais maleável. Gentilmente, de forma a perder pouco ar, incorporar as restantes claras com movimentos envolventes.
  8. No fim adicionar o bicarbonato e o fermento, misturar bem e colocar na forma previamente untada. Levar ao forno durante cerca de 20 minutos (ou até quando um palito inserido no centro da torta saia limpo).
  9. Assim que sair do forno, ainda quente, desenformar com cuidado a torta sobre um pano polvilhado com açúcar e côco ralado, dispor o recheio (reservando cerca de 4 c.sopa para a decoração) sobre a torta e enrolar a torta ainda quente. Manter a torta já enrolada no pano até que arrefeça completamente.
  10. Depois de fria, colocar num tabuleiro e decorar com o restante recheio, polvilhar com côco ralado e canela a gosto.
Preparo - Com robot de cozinha:

  1. Começar por preparar o recheio colocando todos os ingredientes no copo e programar 10 segundos, velocidade 7. Programar 8 minutos, 90ºC velocidade 3.
  2. Para a torta, começar por forrar um tabuleiro quadrado (30x30) com manteiga e farinha, e em seguida colocar uma folha de papel vegetal e untá-la com manteiga. Reservar.
  3. Separar as gemas das claras, reservar as gemas e colocar no copo já limpo a borboleta, as claras com uma pitada de sal e programar 9 minutos velocidade 3 (sem o copo de medida).Reservar.
  4. Sem lavar o copo e mantendo a borboleta adicionar as gemas e os açúcares e programar 8 minutos velocidade 4. Retirar a borboleta, adicionar a raspa de limão e a farinha e programar 30 segundos, velocidade 3.
  5. Dispor o preparado num tigela e com o auxílio de uma espátula incorporar 1/3 das claras reservadas tornando assim a massa mais maleável. Gentilmente, de forma a perder pouco ar, incorporar as restantes claras com movimentos envolventes.
  6. No fim adicionar o bicarbonato e o fermento, misturar bem e colocar na forma previamente untada. Levar ao forno durante cerca de 20 minutos (ou até quando um palito inserido no centro da torta saia limpo).
  7. Assim que sair do forno, ainda quente, desenformar com cuidado a torta sobre um pano polvilhado com açúcar e côco ralado, dispor o recheio (reservando cerca de 4 c.sopa para a decoração) sobre a torta e enrolar a torta ainda quente. Manter a torta já enrolada no pano até que arrefeça completamente.
  8. Depois de fria, colocar num tabuleiro e decorar com o restante recheio, polvilhar com côco ralado e canela a gosto.





Ingredients:
Cake:
  • 9 eggs
  • 400g of sugar
  • 1 tbsp of vanilla sugar (see how to make your own sugar here)
  • zest of 1 lemon
  • 250g of flour
  • 1 pinch of salt
  • 1 pinch of baking soda
  • 1 tbsp baking powder
Filling:
  • 500g of milk
  • 150g of sugar
  • 4 egg yolks
  • 50g of cornstarch
  • 4 tbsp grated coconut (and some more to decorate)
  • Cinnamon to decorate
Preparation:
  1. Begin by preparing the filling by mixing all the ingredients until well combine (you can do it with the the help of a mixer, blender or hand blender).
  2. Bring the mixture to medium heat and stir constantly until it thickens (about 10 minutes). Put in a bowl covered with plastic foil to avoid the filling to dry and let it cool down.
  3. Preheat the oven to 180ºC.
  4. For the cake, start by lining a square baking tray (30x30cm) with butter and flour, then place a sheet of parchment paper and  butter it. Reserve.
  5. Separate the whites from the yolks, reserve the yolks and beat the egg whites with a pinch of salt until soft picks are formed and set aside.
  6. Whisk the egg yolks with the sugar until you get a whitish cream (between 5-10 minutes) and add the lemon zest and flour.
  7. Incorporate 1/3 of the reserved egg whites in order to make the batter more pliable. Gently  incorporate the remaining egg whites with encircling movements.
  8. Add baking soda and baking powder, mix well and place in the baking tray  Bake for about 20 minutes (or until a toothpick inserted in the center of the cake comes out clean).
  9. Once out of the oven, still hot, carefully unmold the cake on a cloth sprinkled with sugar and grated coconut, put the filling (reserving about 4 tbsp for decoration) over the cake and roll while still warm. Keep the pie already wrapped in cloth to cool down completely.
  10. After cold, put on a tray and decorate with the remaining filling, sprinkle with grated coconut and cinnamon to taste.

32 comentários:

  1. Com uma tarte com este aspeto qualquer pessoa da uma facadinha (das grandes) na dieta. Que bom aspeto. Já comia uma fatia. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, assim não é fácil manter a dieta, mas um dia não são dias! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Hayırlı haftalar, çok güzel ve leziz görünüyor. Ellerinize sağlık.

    Saygılar.

    ResponderEliminar
  3. Adoro sobremesas com coco! Adoro mesmo! Ontem comentava que já há muito tempo que não faço uma torta! Se calhar aproveito a deixa e faço essa para mim e para os miúdos já que o marido não pode comer coco! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro côco e esta torta ficou mesmo maravilhosa,..tenho que experimentar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. Que linda torta e bem gulosa ;)
    Adoro coco!!!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que coisinha apetitosa :)
    Deve ser uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana Filipa!!
    Ultimamente ando dando "facadinhas" demais na dieta...rsrsrs
    Essa torta ficou de encher os olhos, coco é simplesmente irresistível!
    Beijos mil e linda semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andrea! :)
      Ui como eu te entendo, há alturas que é uma desgraça! eheh
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Ai as facadinhas... São tão boas de se dar. E nessa bela torta... 5 estrelas.
    bjinho

    ResponderEliminar
  9. Ai o que me foste fazer lembrar Ana!!!
    As patas de veado da Pastelaria Gomes em Vila Real!!!
    Há lá coisa melhor? São tão maravilhosas, que ainda hoje, não há vez que não vá lá que não vá directa à Gomes comer uma pata de veado.
    Fiquei a babar com a tua torta e levo a receita, pois não lhe resisto!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comia tantas em miúda! Que coisa tão boa! :)
      Espero que faças e que aproves!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Ficou com um aspecto bem bem delicioso!
    Sei de quem cá em casa adoraria um docinho delicioso destes, cheio de côco. E por isso esta receita será guardada :)
    Lindo rolo!

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  11. Que aspecto!! Adoro torta de coco, mas realmente nunca provei com um recheio assim, cremoso! Como sempre simples!! Deve ficar uma maravilha!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. A torta ficou mesmo linda e com um aspeto bem fofinho! Tenho devoradores de coco na família, a ver se experimento :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Avelã! :)
      Se experimentares diz-me o que achaste!
      Beijinhos

      Eliminar
  13. E que bela facadinha na dieta :D
    Nem eu me lembrava dela!! lol só quando enjoa se essa maravilha!!!
    Beijinho!
    Cláudia L. ♥

    ResponderEliminar
  14. Adoro torta de côco na minha zona (Tavira) costumo comer uma torta de coco com uma textura parecida à torta de laranja, adoro essa mas esta assim fofinha com creme ai ai não ficava nem um floquinho para contar a história :D O resultado é mesmo igual com ou sem robot? Temos a bimby mas sempre que a minha irmã (a dona) tenta fazer bolos, ficam abatidos, eu como sou pasteleira não costumo a bimby para fazer um bolo de início ao fim só alguns que são mesmo de robot...

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca comi essa torta de côco que descreves mas soa muito bem!
      Pessoalmente gosto do resultado final, e não costumo obter resultados diferentes, neste caso em particular fiz o creme no robot e o bolo na batedeira, pura e simplesmente porque queria aproveitar o tempo em que o creme estava a fazer para adiantar o bolo.
      O problema do robot é que a partir de determinadas dimensões torna-se demasiado pequeno e deixa de fazer sentido...
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Que sugestão delicioso, ficou mesmo apetecível!!

    Também gosto muito de patas de veado :P ahah

    Beijinhos

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Patas de veado são simplesmente deliciosas!:)
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Estou aqui a babar a olhar para esta torta. Divinal :)

    ResponderEliminar

Agradeço a tua visita e comentário!
Espero ver-te por aqui mais vezes :)